fbpx

Pub

o seu negócio merece uma loja online (2)

“Programa Qualifica Indústria”: uma solução ou ilusão?

Será a formação a resposta certa para as quebras na indústria do calçado? O Felgueiras Magazine ouviu algumas opiniões.
calçado

O Governo português anunciou, no passado dia 14 de setembro, a implementação do “Programa Qualifica Indústria”. Esta iniciativa visa apoiar empresas que enfrentam desafios significativos, como quebras acentuadas de faturação e de encomendas, especialmente nos setores do calçado, têxtil e vestuário. Contudo, muitos dos pormenores deste programa não são ainda conhecidos, aguardando-se a publicação de um aviso de concurso específico para mais esclarecimentos.

O Felgueiras Magazine procurou obter diferentes perspetivas sobre esta proposta governamental. Carlos Moreira, responsável da Adolmar, não escondeu o seu desagrado: “A ideia de propor formação como alternativa ao lay off simplificado é, no mínimo, cómica e ilusória. Este tipo de proposta não traz benefícios para as empresas que enfrentam dificuldades tanto a nível de encomendas como económico.” O responsável da Adolmar defende que o setor do calçado contribui significativamente para a economia nacional e que, neste momento crítico, necessita de um lay off a 100%, devidamente fiscalizado, para “não dar azo a que oportunista o usem e continuem a laborar, muitas vezes com a complacência dos próprios colaboradores”.

Carlos Moreira acrescenta que a proposta parece vir de alguém desligado da realidade do setor: “Dar formação aos colaboradores serve apenas para os ‘entreter’. A maioria das empresas em Felgueiras já oferece formação aos seus colaboradores, como exigido por lei.”

Patrícia Covita, Mestre em Economia, aponta para a limitação do programa: “É necessário registar uma quebra de 25% na faturação do trimestre. Como temos visto pelos números do INE, as exportações de calçado em termos de vendas em euros tem aumentado porque estamos a vender o produto mais caro, no entanto os pares têm baixado”. Lembra também que a faturação, em comparação com períodos homólogos ou trimestre anteriores, pode não ser a medida mais fiável.

O apoio deveria ser mais imediato, pois vão existir empresas que quando forem consideradas elegíveis para o apoio já terão encomendas suficientes para terminar o layoff”, enfatiza. Patrícia Covita sublinha ainda a importância da indústria do calçado para a economia portuguesa e considera que o apoio atual não reflete o valor que este setor traz ao país: “Aquilo que a indústria de calçado dá ao país em termos de riqueza, e aquilo que está a receber num cenário de crise económica é de um desequilíbrio muito grande”.

Empresários pedem flexibilização, mas Governo mantém posição

O “Programa Qualifica Indústria”, tem gerado debates n o setor empresarial. Vários empresários defendem uma redução na quebra de faturação exigida para adesão ao programa, de 25% para 10%. Contudo o Governo mantém-se firme na sua posição, afastando qualquer possibilidade de flexibilização.

Os empresários argumentam que o limiar de 25% exclui muitas empresas que, apesar de enfrentarem dificuldades, não atingem essa marca.

Contudo, em resposta a estas preocupações, o secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, afirmou ao ECO que o valor de 25% “foi muito ponderado”. Segundo Miguel Fontes, quebras de faturação na ordem dos 10% são “perfeitamente acomodáveis” pelas empresas. “É preciso perceber o racional desta medida para perceber os 25%. Esta medida nasce com o objetivo de apoiar empresas saudáveis que estão viáveis e que, por uma perturbação na cadeia de abastecimento num determinado momento, tiveram quebras nas encomendas”, explicou.

Esta divergência de opiniões destaca a complexidade e os desafios inerentes à implementação de medidas de apoio em tempos de incerteza económica. Resta saber como esta situação irá evoluir e que impacto terá no tecido empresarial de Felgueiras.

Facebook
Email
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Recomendado Para si

Breves de Felgueiras

OFERTAS DE EMPREGO

No Content Available

Pub

Disponível no Google Play

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

felgueiras magazine Logo

pub

pub

O SEU NEGÓCIO MERECE UMA LOJA ONLINE!

Somos uma divisão do Felgueiras Magazine. Marketing Digital é o que fazemos: seja uma loja online, um site, um logo ou gestão de redes sociais.

Confie no Felgueiras Magazine e visite-nos em https://web.felgueirasmagazine.pt

Pub