A Mercadona, empresa de supermercados, assinala hoje, dia 20 de janeiro, o Dia Mundial do Queijo, destacando o que de melhor se produz em Portugal. A empresa comprou 4500 toneladas de queijos de origem nacional em 2024, que vão desde os mais curados e intensos aos mais leves e amanteigados.
Este valor resulta não só da sua expansão e crescimento em Portugal, onde a Mercadona conta já com 60 supermercados, mas também do trabalho realizado em estreita colaboração com os seus fornecedores, alinhando modelos de produção, construindo relações de confiança e desenvolvendo um trabalho de melhoria continua.
É o caso da relação entre a Mercadona e a Queijaria Lactifeita, uma empresa portuguesa de raiz, com cerca de 30 trabalhadores, e sediada em Mafra. É nas instalações da Lactifeita que, tendo como ingrediente principal o leite de vaca, se produz queijo fresco e requeijão Hacendado, uma das marcas próprias da Mercadona. Só em 2024, a Mercadona comprou mais de 250 toneladas de queijo à Lactifeita, empresa com a qual já trabalha desde 2019, ano em que abriu a primeira loja em Portugal.
Tito Cunha, diretor de compras de queijos da Mercadona, refere que “no último ano comprámos 4500 toneladas de queijo nacional para vender diariamente nas nossas lojas, valor que tem crescido ano após ano. Trabalhamos com fornecedores de Norte a Sul de Portugal continental e ilhas e temos para com eles o compromisso de exigência de qualidade, mas, sobretudo, de crescimento partilhado”.
O diretor de compras considera que “estes números refletem a nossa aposta na produção nacional e é também isso que nos permite colocar nos nossos supermercados produtos produzidos com as características que os nossos clientes procuram. Contamos já com mais de 20 fornecedores do setor queijeiro, nossos parceiros de confiança, todos eles especialistas nos seus produtos e processos, o que os torna parceiros ideais neste caminho de expansão que estamos a traçar em Portugal”.