fbpx

Pub

o seu negócio merece uma loja online (2)

Produção mundial de calçado aumentou 7,6% em 2022 e Portugal destaca-se como uma exceção na Europa

A Europa enfrenta um declínio acentuado na produção de calçado nas últimas quatro décadas, com exceção de Portugal, que se destaca como um caso único de resiliência, aumentando sua produção em 50% desde 1985.
calçado footwear

Segundo o World Footwear Yearbook, a produção mundial de calçado registou um aumento significativo de 7,6% em 2022, alcançando um total de 23,9 mil milhões de pares. Este crescimento permitiu que o setor retornasse aos níveis pré-pandémicos.

A Ásia continua a liderar a produção global de calçado, sendo responsável por 87,4% da produção total. A China destaca-se como o maior produtor do mundo, tendo aumentado a sua quota para 54,6% em 2022, revertendo a tendência de queda observada nos anos anteriores. Além da China, outros sete países asiáticos dominam os dez principais produtores de calçado. Dentre eles, o Vietname registou o maior crescimento, com um aumento de 10,3% na produção, alcançando 1500 milhões de pares produzidos.

Contrastando com a tendência geral de declínio na produção de calçado na Europa nas últimas quatro décadas, Portugal é a exceção. Desde 1985, o equilíbrio global mudou de forma significativa na indústria de calçado. Nessa altura, mais de 35% da produção mundial de calçado assentava na Europa, em particular em países como Itália (525 milhões de pares de sapatos produzidos em 1985), Espanha (205 milhões de pares), França (198 milhões de pares), Alemanha (171 milhões de pares) e Reino Unido (136 milhões de pares). Nas últimas quatro décadas, a produção de calçado na Europa caiu a pique. Em conjunto, estes cinco países deixaram de produzir 884 milhões de pares de calçado (quebra na ordem dos 70%). Apenas Portugal resistiu. Com efeito, desde 1985, a produção de calçado em Portugal aumentou mesmo 50% para 84 milhões de pares produzidos em 2022.

De acordo com os dados do World Footwear Yearbook, o consumo mundial de calçado também demonstra o predomínio da Ásia, representando mais de metade (53,2%) do total em 2022. A China permanece como o maior consumidor de calçado, embora a sua participação no consumo global tenha diminuído para 17,9%. Os Estados Unidos, com um notável aumento de 12,7% no consumo no último ano, recuperou a segunda posição no ranking, ultrapassando a Índia.

No que diz respeito às exportações, os dados revelam um crescimento constante, com um aumento de 9% em 2022, totalizando 15,2 mil milhões de pares exportados. As exportações mundiais de calçado também atingiram um valor recorde de 175,2 mil milhões de dólares em 2022, um aumento significativo de 16,1% em relação ao ano anterior. Embora a maioria das exportações de calçado tenham origem em países asiáticos, a participação europeia nas exportações aumentou de 11,4% para 13,2%.

No que diz respeito aos preços médios de exportação, Portugal destaca-se, mantendo o segundo maior preço médio de exportação entre os principais produtores mundiais de calçado, com um valor médio de 27,99 dólares por par em 2022.

Para a APICCAPS, os dados do World Footwear Yearbook “expõem de forma crua a realidade da indústria de calçado a nível internacional”. “São números que nos preocupam. Quase 90% da produção mundial é assegurada pela Ásia”, recorda a Associação. “Não nos parece que seja sustentável”, razão pela qual “existe muita pressão relativamente a pequenos players como Portugal”.
 
O nosso modelo de negócio é claro: queremos afirmar Portugal como uma referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis, promovendo uma produção justa e responsável, na Europa, respeitando as convenções internacionais e os diretos do homem”, anunciou a Associação em Comunicado.

Facebook
Email
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Recomendado Para si

OFERTAS DE EMPREGO

No Content Available

Pub

Breves de Felgueiras

Disponível no Google Play

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

felgueiras magazine Logo

Pub

Sabia que o Felgueiras Magazine tem um departamento de Marketing Digital?

– Criamos o seu site ou Loja Online com Design Inovador
– Gestão de Redes Sociais para Ampliar Seu Alcance
– SEO para Posicionar Sua Marca no Google
– Design Gráfico Criativo que Capta Atenção
– Vídeo e Fotografia para Histórias Memoráveis

Pub

Sabia que o Felgueiras Magazine tem um departamento de Marketing Digital?

– Criamos o seu site ou Loja Online com Design Inovador
– Gestão de Redes Sociais para Ampliar Seu Alcance
– SEO para Posicionar Sua Marca no Google
– Design Gráfico Criativo que Capta Atenção
– Vídeo e Fotografia para Histórias Memoráveis