O primeiro-ministro António Costa esteve hoje reunido com os autarcas de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira e anunciou que vão ser tomadas novas medidas para conter a pandemia na região, em resposta ao aumento do número de novas infeções de Covid-19 nestes concelhos do Vale do Sousa. Estas medidas não passarão por uma cerca sanitária ou pelo confinamento, disse António Costa.
A reunião, que decorreu na Associação Empresarial de Paços de Ferreira e contou com a participação das autoridades de saúde locais, pala além dos presidentes de Câmara dos três concelhos.
“Nesta sessão de trabalho com os Presidentes das Câmaras de Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras e com as Autoridades de Saúde Pública locais, foi possível identificar um conjunto de medidas que visam conter a expansão da pandemia nesta região. É fundamental que haja, desde logo, um aumento da capacidade de testagem e de inquéritos epidemiológicos num esforço conjunto com os municípios para identificar e delimitar as cadeias de transmissão dos surtos. Temos que agir o mais rapidamente possível para conter a expansão da pandemia”, pode ler-se na conta de Instagram de António Costa.
O Conselho de Ministros reúne amanhã que irá avaliar a situação da pandemia nestes concelhos. Nessa altura, poderão ser conhecidas as novas medidas específicas para Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira.