fbpx

Pub

o seu negócio merece uma loja online (2)

Presidente da APICCAPS reeleito líder da Confederação Europeia de Calçado

tomada de posse dos órgãos sociais da APICCAPS Luís Onofre

Luís Onofre foi reeleito, por mais dois anos, Presidente da Confederação Europeia da Indústria Calçado (CEC), a entidade que representa toda a indústria europeia, constituída por 21 mil empresas, responsáveis por 278 mil postos de trabalho.

O empresário e designer, que é igualmente presidente da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes e Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS) foi reeleito, por unanimidade, durante a última Assembleia Geral da CEC, no passado dia 25 de junho.

O primeiro mandato de Luís Onofre foi marcado por uma crise económica e sanitária sem precedentes. “Estes dois anos foram os mais difíceis para o nosso setor, mas temos de aprofundar a procurar de oportunidades para que o calçado europeu reforce o seu estatuto no mercado internacional. Manter o comércio livre e justo é a nossa prioridade, nomeadamente um sistema que se baseie num comércio livre, justo e equilibrado”, concluiu.

Nos últimos dois anos, a CEC concentrou esforços em reivindicar às instituições da União Europeia a regulação do comércio mundial, em especial o desenvolvimento de uma Estratégia Industrial Europeia com instrumentos e regulamentos complementares para apoiar as transições verdes e digitais das empresas de calçado. “O impacto sem precedentes do Covid-19 na indústria europeia desencadeou uma atualização muito necessária da Estratégia Industrial Europeia. Com o objetivo de facilitar a transição dos setores industriais europeus para uma economia mais verde e digital, a estratégia também reconhece a importância de manter um tecido industrial forte na Europa para garantir sua autonomia estratégica”.

Revisão do SPG

“Quando se trata de abertura comercial, a CEC trabalhou em estreita colaboração com as instâncias europeias no sentido de acelerar o processo de ratificação Acordo de Associação UE-Mercosul, um importante acordo comercial que poderá ser uma excelente oportunidade para a UE promover os seus valores e padrões ambientais ao mesmo tempo em que contribui para a sustentabilidade do modelo económico dos países do Mercosul”. Outro mercado estratégico para o calçado da UE são os EUA e, com o novo Presidente dos EUA, espera-se que em breve restaure a aliança transatlântica. A CEC e as suas congéneres  americanas estão empenhadas em participar ativamente no relançamento das relações comerciais juntamente com as autoridades públicas europeias e americanas.

A CEC tem estado igualmente envolvida na próxima revisão do Sistema de Preferências Generalizadas da UE (SPG) para garantir que o futuro regulamento inclua as medidas de salvaguarda necessárias para proteger as empresas da UE e garantir a diversificação de produtos de exportação dos países beneficiários, a fim de que desenvolvam as suas economias.

Prioridade aos jovens
“Atrair uma nova geração de talentos” é uma das prioridades de Luís Onofre para o próximo mandato. Em 2019, 70% das empresas da UE não conseguiam encontrar trabalhadores jovens e qualificados, dificultando os investimentos e a expansão das empresas. Durante os últimos dois anos, o CEC integrou vários projetos europeus (#InMyShoes, Erasmus + Blueprint Skills4Smart TCLF 2030) com o objetivo de atrair talentos para as empresas. Para Luís Onofre esta será uma área central para os próximos dois anos.

Digitalização e sustentabilidade
A digitalização e a sustentabilidade são, igualmente, duas áreas criticas. Durante a última Assembleia Geral da CEC, Valentina Superti, representante da Comissão Europeia, deixou claro que “toda a crise é um acelerador de tendências e, embora a digitalização e a sustentabilidade sejam apostas permanentes, agora são mais importantes do que nunca”.

Assim, “nos próximos dois anos, a CEC continuará a garantir que as ações da UE apoiem as empresas europeias de calçado na adaptação e no aproveitamento das oportunidades verdes e digitais. A CEC, em colaboração com todas as partes interessadas, continuará a promover o setor para um público mais jovem, ao mesmo tempo que promove considerações sobre a qualificação e requalificação da força de trabalho atual e futura”.

Fonte: APICCAPS

Facebook
Email
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Recomendado Para si

OFERTAS DE EMPREGO

No Content Available

Pub

Breves de Felgueiras

Disponível no Google Play

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

felgueiras magazine Logo

Pub

Sabia que o Felgueiras Magazine tem um departamento de Marketing Digital?

– Criamos o seu site ou Loja Online com Design Inovador
– Gestão de Redes Sociais para Ampliar Seu Alcance
– SEO para Posicionar Sua Marca no Google
– Design Gráfico Criativo que Capta Atenção
– Vídeo e Fotografia para Histórias Memoráveis

Pub

Sabia que o Felgueiras Magazine tem um departamento de Marketing Digital?

– Criamos o seu site ou Loja Online com Design Inovador
– Gestão de Redes Sociais para Ampliar Seu Alcance
– SEO para Posicionar Sua Marca no Google
– Design Gráfico Criativo que Capta Atenção
– Vídeo e Fotografia para Histórias Memoráveis