Será hoje discutida na reunião de câmara uma proposta de aprovação do projeto de requalificação da Praça Vasco da Gama. Este projeto de requalificação encontra-se inserido no Plano de Ação e Regeneração Urbana – PARU, através da Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Felgueiras.
De acordo com a proposta, este projeto “procura a criação de uma praça geradora de uma nova centralidade urbana, o reforço das
infraestruturas para automóveis, com a criação de um parque de estacionamento sob a praça, procedendo-se a uma reorganização global da praça, quer no que diz respeito à parte de lazer, quer no que diz respeito à circulação viária”.
A requalificação da praça Vasco da Gama será alargada à Praceta Aniceto Pinto Ferreira, bem com o arruamento lateral e traseiro do
edifício dos Paços do Concelho, com a renovação e substituição dos materiais de pavimento existentes e do respetivo mobiliário urbano.
O edifício existente na Praça será finalmente demolido, dando origem a uma zona de lazer e a um parque de estacionamento subterrâneo.
Este projeto de requalificação prevê a abolição de lugares de estacionamento em torno da praça e a eliminação da via de trânsito da rua em frente ao Grémio. Será também construído um parque de estacionamento subterrâneo com capacidade para 50 lugares, dos quais 2 serão dedicados para o carregamento elétrico e outros 2 lugares serão dedicados a mobilidade condicionada.
As obras a realizar contemplam “a demolição do edifício existente, a construção de um parque de estacionamento enterrado, a criação de uma praça de lazer sobre o parque de estacionamento, a pavimentação de passeios, arruamentos, ajardinamento, a realização de infraestruturas de abastecimento de água, águas residuais, águas pluviais, rede de eletricidade, telecomunicações e fibra ótica, instalação de ecopontos enterrados e a colocação de novo mobiliário urbano”.
Os acabamentos propostos são à base de granito, idêntico aos utilizados na obra em execução da Envolvente ao Adro da Igreja Matriz de Margaride. O orçamento previsto para este projeto é de 1.489.193,00 euros, acrescido de IVA.