A delegação portuguesa na feira Atlanta Shoe Market, que se realiza entre os dias 10 e 12 de agosto, vai contar com 23 empresas/marcas portuguesas. O mercado norte-americano é a grande aposta da indústria nacional de calçado para a próxima década, daí a necessidade de se fazerem representar neste evento.
De acordo com Luís Onofre, presidente da APICCAPS, “este é o nosso momento da verdade nos EUA”. Na última década, as exportações portuguesas de calçado para os Estados Unidos quadruplicaram para 100 milhões de euros (dados de 2023). Para o presidente da APICCAPS “para além de termos consolidado, nos últimos anos, a nossa presença no mercado europeu, fomos dando passos seguros nos EUA, o maior e mais exigente mercado internacional”.
Atualmente Portugal já exporta mais de 90% da sua produção para 173 países, nos cinco continentes, sendo que, atualmente, os EUA são o 5.º maior mercado de destino das suas exportações. O objetivo é passar a produzir mais para o país, o que leva as empresas/marcas nacionais a participar na Atlanta Shoe Market.
São 23 as marcas portuguesas que vão estar presentes na feira, entre as quais seis são oriundas de Felgueiras:
- 4OurTimes (Felgueiras)
- Apple of Eden (Felgueiras)
- Carité – J. Reinaldo (Felgueiras)
- Carité – Tentoes (Felgueiras)
- Felmini (Felgueiras)
- Jóia Calçado – Cloud Footwear (Felgueiras)
- Joséli – Jooze/Pretty Love (Felgueiras)
- ANC Brands – Casta/Vadia (Vila Nova de Gaia)
- Arcopedico (Vila do Conde)
- ASPORTUGUESAS (Guimarães)
- Celita – Ambitious (Guimarães)
- Celita – Overstate (Guimarães)
- Ecco Conforto – Portania (Ponte de Lima)
- Eurodavil – Valuni (Santa Maria da Feira)
- Filipe Shoes (Santa Maria da Feira)
- Fly London (Guimarães)
- Lemon Jelly (Vila Nova de Gaia)
- LFC – Urban Shoes (Oliveira de Azeméis)
- MLV Shoes (Santa Maria da Feira)
- Saydo (Ovar)
- Softinos (Guimarães)
- Softwaves (São João da Madeira)
- Suave (Guimarães)
Recorde-se que a indústria portuguesa de calçado ultrapassou recentemente Espanha e passou a assumir-se como o segundo maior produtor de calçado da Europa. O presidente da APICCAPS recorda os investimentos em curso nos domínios da sustentabilidade, automação e digitalização, que “estão a dar um novo impulso à indústria portuguesa”. Luís Onofre considera que o “know-how acumulado, capacidade de desenvolvimento, nomeadamente ao nível de soluções sustentáveis, grande qualidade a preços justos” são os grandes argumentos competitivos das empresas portuguesas.
De acordo com o World Footwear Yearbook, os EUA são o maior mercado mundial de calçado. Todos os anos importam mais de 2700 milhões de pares de calçado, em valores próximos dos 37 mil milhões de dólares (dados de 2022). Por sua vez, a China é tradicionalmente o maior fornecedor do mercado, com uma quota próxima dos 60%, seguindo-se o Vietname e a Indonésia.