Autor: Pedro Fonseca
Mestre em Economia | Diretor do Felgueiras Magazine
diretor@felgueirasmagazine.pt
A população está a revoltar-se contra a falta de limpeza de terrenos e mato ao longo da estrada N101-3, que liga Lagares a Vizela, e que atravessa Pombeiro, Vila Fria e S. Jorge de Vizela e Regilde.
“Pedrógão em Felgueiras”, é o que se lê em alguns cartazes afixados por populares ao longo desta estrada, alertando para o risco de incêndio e para a possibilidade de uma tragédia semelhante à que ocorreu em Pedrógão Grande há 5 anos atrás.
De acordo com a legislação em vigor, é obrigatório o corte de ervas e mato numa faixa de proteção de 50 metros em redor de edifícios como casas, inseridas nos espaços rurais. Eu estive no local no passado domingo, e parece-me que em algumas situações a Lei poderá não estar a ser cumprida. Recordo que este ano, o prazo para limpeza dos terrenos terminou a 30 de abril.
Por outro lado, há muita vegetação, ramos de árvores, a invadir a via pública e a causar constrangimentos à circulação rodoviária, para além do óbvio risco de incêndio, que com as temperaturas elevadas que se fazem sentir nestes dias, poderá resultar em tragédia.
Toda esta vegetação, árvores e arbustos que pendem para a via pública, em casos limite como estes, devem ser fiscalizados, e as Câmaras Municipais têm aqui importante a desempenhar.
Agora, a ação preventiva é a mais eficaz. É fundamental que os proprietários de terrenos e matas procedam à sua limpeza atempada, cumprindo a Lei, para evitar tragédias como a que aconteceu em Pedrógão em 2017, e que ainda nós todos, temos hoje, na nossa memória.
Nunca é demais recordar que entre as vítimas mortais da tragédia de Pedrógão, 47 foram encontradas nas estradas do concelho, tendo 30 morrido nos automóveis.
Por fim, referir que o Felgueiras Magazine solicitou uma reação à Câmara Municipal de Felgueiras sobre esta situação, mas até ao momento, não obtivemos resposta.
Informamos também o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR, que registou a ocorrência e irá efetuar uma ação de fiscalização.
Atualização
Hoje, terça-feira, ao início da tarde, em reposta ao Felgueiras Magazine, o Município de Felgueiras informou que “a responsabilidade da manutenção da via referida no e-mail infra é da Infraestruturas de Portugal”, e que a Câmara Municipal “já solicitou à IP que proceda à limpeza da mesma”.