A multinacional polaca Selena, através da Selena FM S.A., assinou um acordo condicional para adquirir 100% da empresa felgueirense Irmãos Guimarães Martins, SGPS, S.A., holding do Grupo IGM, num negócio que a empresa enquadra como entrada e reforço no mercado de soluções de isolamento térmico.
Com sede na Zona Industrial de Cabeça de Porca, na freguesia de Sendim, a Irmãos Guimarães Martins, SGPS, S.A. foi constituída em abril de 2005 e tem como administradores Joaquim Martins, Júlio Martins e Pedro Martins. Em 2024, o Grupo IGM registou vendas de 66,5 milhões de euros. A Irmãos Guimarães Martins, SGPS, S.A. tem como subsidiárias a IRMALEX – Centro de Serviços Siderúrgicos, S.A., a IGM – Transportes, Unipessoal Lda., e a ERFI II, Unipessoal, Lda.
O processo já deu entrada na Autoridade da Concorrência (AdC), que divulgou, a 16 de janeiro de 2026, a notificação da operação, a qual está, para já, com o estado “Aberto”.
Na ficha pública, a AdC descreve a IGM como uma sociedade gestora de participações sociais não financeiras e explica que as suas subsidiárias atuam no “fabrico, transporte e venda de soluções isotérmicas para coberturas e fachadas”, incluindo “painéis isotérmicos, perfis metálicos e respetivos acabamentos” para a construção residencial e industrial.
Do lado do comprador, a Autoridade da Concorrência refere que a Selena FM é a empresa-mãe do Grupo Selena, fabricante e distribuidor mundial de produtos químicos para a construção, com oferta que inclui espumas, vedantes, adesivos, impermeabilização, sistemas de isolamento térmico, fixações e produtos complementares.
No comunicado, a Selena sublinha que o fecho do negócio depende do cumprimento de condições prévias, incluindo a obtenção do consentimento da autoridade portuguesa da concorrência e um resultado positivo de due diligence. A empresa indica ainda que a compra será faseada e escreve que a aquisição “será realizada por etapas”, começando com 66% e ficando os restantes 34% para uma segunda fase.
A multinacional acrescenta que o objetivo passa por alargar a oferta e reforçar a presença ibérica, referindo que a operação “irá expandir significativamente o portefólio de produtos da Selena” e “reforçará a sua posição nos mercados ibéricos”.
A Selena afirma também que o Grupo IGM opera com produção em Portugal e presença em Espanha e noutros mercados, apontando que a empresa tem “uma quota de mercado de dois dígitos” no mercado nacional de painéis sanduíche.