O primeiro evento de plogging em Felgueiras tem encontro marcado no miradouro da Sra. da Aparecida, em Pinheiro, no próximo domingo, dia 20 de fevereiro, pelas 9h30, e todos os felgueirenses estão convidados a participar. No final do percurso, será tirada uma fotografia de grupo, e realizado um sorteio para atribuir um brinde surpresa a um participante. A participação neste evento é gratuita.
Criada a partir da combinação das palavras em inglês jogging (corrida) e plocka upp (apanhar), em sueco, o plogging é a nova tendência fitness, que traz benefícios também ao ambiente e à sociedade. Em vez de o motivo ser apenas praticar exercício, há também um propósito. A atividade teve origem na Suécia em 2016, mas a moda rapidamente se espalhou pela Europa, principalmente através das redes sociais, existindo já em Portugal uma associação deste desporto.
Sandra Vieira e Milton Brochado, são os mentores da iniciativa no concelho de Felgueiras. “Já praticava pontualmente o plogging no distrito de Lisboa onde vivi 17 anos até meados de 2021. Quando me mudei para cá, e estando mais atenta às redes sociais, percebi que já existiam grupos noutras cidades bastante organizadas”, disse Sandra Vieira, o que a levou posteriormente a decidir “replicar esta boa prática no concelho de Felgueiras, uma vez que, existem muitos locais onde infelizmente o lixo se espalha pela natureza”. A voluntária lançou de seguida o convite a Milton Brochado, pela sua “experiência enquanto plogger, com um conhecimento vasto da região e dos seus munícipes e, acima de tudo, com a motivação adequada para este propósito”.
Entre os objetivos a que se propõe alcançar, Sandra Vieira menciona a organização de “um evento tendo como temática a rota do românico”, a intenção de colocar “Felgueiras num dos «pódios» do Plogging Challenge Portugal que irá decorrer em abril”, e o desejo de até ao final do ano “organizar um evento por freguesia, sendo que, no total seriam 20 eventos”, partilha a plogger.
A página do evento no Facebook já está criada, e já estão inscritos mais de 30 participantes. A lista de requisitos para participar na atividade inclui “trazer boa disposição, água (evitar garrafas de plástico se possível), trazer luvas, e pelo menos um saco de lixo (tamanho razoável). Esta atividade não tem limite de idades. Podem também participar crianças/adolescentes, e até trazer amigos de 4 patas!”.
Sem inscrições necessárias, nem falta de sítios onde praticar, este desporto está ao alcance de qualquer um que tenha vontade de cuidar do corpo e da mente, ajudando o mundo ao seu redor.