A “Campanha Pirilampo Mágico 2022’ já arrancou amanhã e prolonga-se até 6 de novembro. O Pirilampo Mágico é hoje um dos maiores símbolos de solidariedade social em Portugal.
A causa social a que está associado – o apoio a crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e/ou multideficiência – confere a este ícone um estatuto de grande credibilidade e impacto mediático que muito tem contribuído, através da angariação de fundos, para o sucesso das intervenções que têm sido desenvolvidas junto destes nossos concidadãos.
Materiais – à venda no âmbito da Campanha Pirilampo Mágico 2022:
- Pirilampo Mágico (físico e virtual) – 2€
- Pin – 1€
- Caneca – 5€
- Chávena de Café – 7€
- Saco – 2.20€
- T-shirt – 6€
- Kit – 0,50€
- Livro “Voar com o Pirilampo” – 9€
- Livro “Bom Coração, Coração Bom” – 9€
- CD (Carminho e Ney Matogrosso – CPM 2011) – 2€
Como nasceu a Campanha Pirilampo Mágico?
“Na noite de 2 para 3 de setembro de 1986… Estava no ar uma entrevista no Programa Arte de Bem Madrugar na RDP-Antena 1 onde se falou da CERCILISBOA, dos seus problemas, projetos, solidariedade… Enfim, do dia-a-dia”.
Os elementos desta estação ficaram sensibilizados com a situação, pelo que foram imediatamente encetados contactos entre a FENACERCI e o Diretor de Programas da RDP – Antena 1, José Manuel Nunes, que propôs a esta Federação a realização de uma campanha de solidariedade com carácter de abrangência nacional, em favor das CERCI’s. Nascia assim, a Campanha Pirilampo Mágico, aberta oficialmente a 11 de março de 1987, e tornando-se desde então, uma das mais participadas campanhas de solidariedade existentes no nosso País.
Como nasceu o Pirilampo?
Com o objetivo de elaborar uma canção para a Campanha, foi construído um poema, da autoria de Maria Alberta Menéres “… Eu conheço um Pirilampo Que vive muito lampeiro Dentro dos olhos da gente…”
A partir desta letra, criou-se o símbolo, a música. Vieram os músicos, os artistas, a televisão, a comunicação social, os depoimentos de pessoas responsáveis no meio, a colaboração de muita gente anónima. E assim, esta “mascote” constituiu-se, desde essa altura, como objeto de venda destinada à angariação de fundos que visem a criação de respostas sustentadas e de qualidade dirigidas à população com deficiência intelectual e/ou multideficiência.