A Igreja Matriz da Paróquia de São Tiago de Pinheiro, em Felgueiras, será palco, no próximo dia 27 de outubro, pelas 21h00, de uma tertúlia subordinada à temática do Caminho de Santiago. O evento, denominado “Pinheiro no Caminho – Uma certa Espiritualidade”, promete ser um espaço de partilha e reflexão sobre a experiência de peregrinação.
Esta iniciativa surge na sequência da peregrinação realizada entre 16 e 18 de junho, onde 16 peregrinos, auxiliados por um carro de apoio, partiram da icónica Capela da Senhora Aparecida em Pinheiro, rumo a Santiago de Compostela. “Pretende-se, portanto, fomentar e incentivar a prática peregrinante do Caminho, elucidando sobre os meios disponíveis e os vários trajetos marcados”, informa a organização.
O Carlos Ferreira, historiador da Câmara Municipal de Felgueiras, moderará a sessão que contará com a presença de personalidades como a Ana Medeiros, vereadora da Cultura, e o Nuno Ferreira, representante do Turismo do Porto e Norte de Portugal. A leitura da prosa “Roteiro da Fé” e a interpretação musical “Avé Maria, Senhora do Manto Azul” são momentos aguardados do programa.
Englobado nas comemorações do dia do peregrino, pretende este evento ser o resumo dessa peregrinação, e tem como objetivo apresentar de forma pessoal à comunidade da região do Tâmega e Sousa, através de testemunhos, a vivência do Caminho. “Pretende-se, portanto, fomentar e incentivar a prática peregrinante do Caminho, elucidando sobre os meios disponíveis e os vários trajetos marcados, bem como as diferentes vertentes que motivam a quem se propõe fazer o Caminho (desportiva, superação, turística/comercial, espiritual)”, lê-se numa nota enviada à nossa redação.
Programa da Tertúlia:
Moderador: Carlos Ferreira, historiador da Câmara Municipal de Felgueiras
Tertulianos: – Ana Medeiros, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Felgueiras
– Nuno Ferreira, representante do Turismo do Porto e Norte de Portugal
– Representante da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago
– Padre André Ferreira, pároco das paróquias Airães, Moure, Refontoura e Vila Verde
– José Afonso Ferreira, peregrino dos Caminhos de Santiago
– Pedro Freitas, antigo coordenador do Grupo de Jovens de São Tiago de Pinheiro
Programa: – Sessão de Abertura
– Leitura da Prosa “Roteiro da Fé” da autoria de Carlos Costa e interpretação de Daniela Pinto
– Tertúlia
– Interpretação do tema musical “Avé Maria, Senhora do Manto Azul” por Tatiana Ventura acompanhada à guitarra por Carlos Faria
– Sessão de Encerramento
– Verde d’Honra