O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) de Penafiel deteve, no dia 27 de maio, um homem de 48 anos, por violência doméstica, no concelho de Penafiel.
No âmbito de uma investigação por violência doméstica, foi possível apurar que o suspeito manteve uma relação análoga à dos cônjuges durante dois meses, e por demonstrar ciúmes extremos e muito controlador, acabou por agredir fisicamente a mulher de 52 anos, bem como a filha da vítima, de 15 anos, fruto de uma outra relação. Na sequência dos episódios das agressões físicas, o suspeito tentou sufocar a ofendida, motivos que levaram o agressor a sair de casa, tendo a vítima terminado com a relação. O suspeito, não resignado com a separação, insistia em contactar a vítima, através de chamadas telefónicas e envio de mensagens, no sentido de reatar a relação, colocando a vítima num total desassossego permanente.
O suspeito, com antecedentes criminais pela prática do mesmo tipo de crimes, foi detido e presente a primeiro interrogatório judicial, no dia 28 de maio, ao Tribunal de Instrução Criminal de Marco de Canaveses, onde lhe foram aplicadas as medidas de coação de proibição de contactos por qualquer forma ou meio com a ofendida e proibido de se aproximar da mesma num raio de 5 km, vigiado por pulseira eletrónica.