O Grupo Parlamentar do PSD na Assembleia da República questionou hoje o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, sobre a sobrelotação das Urgências do Hospital Padre Américo, em Penafiel, do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa. O Deputado felgueirense Pedro Melo Lopes foi o primeiro subscritor desta pergunta, que também foi subscrita pelos deputados António Cunha, Cláudia Bento e Miguel Santos.
Na missiva, os deputados lembram Manuel Pizarro que esta unidade hospitalar serve mais de 500 mil pessoas de 12 concelhos e de quatro distritos, perto do dobro das 300 mil para que foi concebido. “Nos últimos dias chegaram a estar cerca de 60 pessoas internadas amontoadas em macas nos corredores do SU do HPA, inclusivamente com crianças deitadas no chão (por nem sequer haver macas disponíveis) à espera nas urgências pediátricas, havendo inclusivamente casos de doentes que se encontram nesse espaço há já 5 dias!”, lê-se.
Os deputados do Partido Social Democrata questionam o Governo sobre “que medidas concretas tomou já o Ministério da Saúde para aumentar os recursos humanos, adequar as instalações e reforçar o número de macas do Hospital Padre Américo”, e se vai o Ministério da Saúde “autorizar as contratações de pessoal pretendidas para o HPA no respetivo Plano de Atividades para 2023”.
Pedro Melo Lopes e os deputados subscritores da pergunta querem ainda saber quantos doentes se encontram inapropriadamente internados no hospital e se “vai ou não o Ministério da Saúde olhar para o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, que presta cuidados a mais de 500 mil habitantes e se encontra a romper pelas costuras, como um hospital em que urge investir, nomeadamente na sua reorganização, aproveitando o Hospital de São Gonçalo, em Amarante”.
Os Deputados podem fazer perguntas e apresentar requerimentos ao Governo e à Administração Pública, estando estes obrigados a responder no prazo de 30 dias. As Perguntas são instrumentos de fiscalização e atos de controlo político e só podem ser feitas ao Governo e à Administração Pública, não podendo ser dirigidas à administração regional e local.