fbpx

Pub

o seu negócio merece uma loja online (2)

Pedir Crédito Pessoal Online: 5 Cuidados Necessários

Quer avançar com um pedido de crédito pessoal online para dar seguimento a um projeto pessoal? Conheça os cuidados a ter para um financiamento seguro.
cuidados-pedir-credito-pessoal-online

Obter um crédito pessoal tem vindo a tornar-se cada vez mais fácil, com instituições financeiras a simplificar processos. Um dos exemplos desta evolução é a disponibilização deste tipo de produtos online, não existindo qualquer necessidade de visita ao banco. Naturalmente, esta simplicidade veio conquistar os portugueses.

Cerimónias importantes, despesas inesperadas e projetos planeados durante anos são alguns dos motivos que estão na origem da procura por este tipo de financiamento. De facto, dados do Banco de Portugal indicam que a concessão de crédito ao consumo disparou no final de 2021.

Mas será que pedir um crédito pessoal online é tão seguro como a tradicional ida ao balcão? Conheça os cuidados a ter e esclareça todas as suas dúvidas para garantir que consegue um financiamento de forma segura.

Como Pedir Um Crédito Pessoal Online?

Um empréstimo pessoal online é um financiamento ao consumo que terá de reembolsar à entidade financiadora ao longo de um prazo pré-estabelecido por ambas as partes. Graças à aposta dos bancos e entidades de crédito no digital, atualmente já é possível tratar do pedido à distância, contando com processos menos burocráticos e mais céleres.

Para isso deve recorrer a um simulador de crédito pessoal. Basta preencher o formulário de simulação com todas as informações pedidas, como o valor pretendido, o prazo de pagamento em meses e a finalidade do empréstimo. Os créditos pessoais pode ter diversas finalidades e cabe-lhe a si definir qual a mais adequada:

  • Crédito Pessoal Tradicional (Sem Finalidade Específica)
  • Crédito Automóvel
  • Crédito Para Obras
  • Crédito Para Férias
  • Crédito Para Tecnologia e Eletrodomésticos
  • Crédito Para Mobiliário e Decoração
  • Crédito Para Saúde
  • Crédito Para Formação

Adicionalmente, é normal que lhe sejam requisitados alguns dados pessoais, como o nome e os seus contactos.

O passo seguinte será a submissão de alguma documentação obrigatória para que as instituições financeiras possam analisar o seu caso. A boa notícia é que, como lhe dissemos, pode tratar de tudo online, pelo que basta fotografar os documentos com o telemóvel ou guardá-los em formato PDF e fazer o upload no local adequado.

Depois, deverá aguardar pelas propostas das financeiras que tenham créditos pessoais adequados ao seu objetivo e às suas exigências.

Assim que escolher a oferta da sua preferência, pode avançar com o pedido de crédito pessoal online recorrendo à assinatura digital. É uma forma de se autenticar e assinar documentos à distância com a mesma segurança que teria presencialmente.

Quais os Cuidados a Ter ao Pedir Um Crédito Pessoal Online

Agora que já sabe como se processa a procura pelo crédito pessoal ideal, está na altura de compreender como pode fazer a melhor escolha e quais os cuidados que deve ter ao pedir o empréstimo. Embora a contratação de um crédito pessoal online seja totalmente segura, é importante saber quais os cuidados a ter para fazer uma escolha consciente.

Recorra a uma entidade certificada pelo Banco de Portugal

Não é novidade que existem inúmeros esquemas de burlas online. E o mundo do financiamento não é exceção.

Por esse motivo, deve utilizar um simulador de crédito pessoal pertencente a uma entidade que esteja devidamente certificada pelo Banco de Portugal. Seja uma instituição de crédito ou um intermediário, o importante é que a sua legitimidade esteja autenticada.

Desta forma pode evitar problemas maiores mais tarde.

Compare todas as propostas

A regra de ouro ao pedir qualquer crédito é “comparar, comparar, comparar”. É fácil cair no erro de se deixar levar pela primeira oferta que lhe cair no colo, mas não deve fazê-lo.

Cada instituição financeira terá condições diferentes para um mesmo tipo de crédito, incluindo taxas de juro e prazos de pagamento. Naturalmente, estes elementos impactam o custo que terá com o seu contrato de crédito pessoal online, pelo que deve comparar todas as propostas que receber de modo a escolher a que for realmente melhor.

Esclareça todas as suas dúvidas

O facto de não estar frente-a-frente com um profissional não o deve desmotivar a procurar resposta para as suas questões. Afinal, estamos a falar de um pedido de crédito, um compromisso financeiro importante.

Se não encontrar todos os esclarecimentos de que precisa através das informações presentes no simulador ou na página da entidade em causa, deve procurar um contacto mais direto. Pegue no telefone ou escreva um e-mail e garanta que tem tudo aquilo que precisa para se sentir seguro da sua decisão.

Não tenha medo de fazer perguntas.

Analise atentamente a FIN

A Ficha de Informação Normalizada (FIN) é o documento que contém todas as informações sobre a proposta de crédito pessoal online que lhe está a ser feita. Nesta folha pode encontrar os dados da instituição financeira, o tipo e a finalidade do crédito em causa, o prazo de pagamento, as taxas de juro associadas e quaisquer outras informações relevantes para o contrato.

É precisamente através da FIN que pode fazer uma comparação entre diferentes ofertas de financiamento. Analise-a atentamente antes de assinar qualquer contrato de empréstimo pessoal online.

Calcule a sua taxa de esforço

Esta dica não se prende tanto com a segurança do processo, mas sim com a ideia de uma escolha responsável. Antes de pedir um crédito, tem de ter em atenção a sua taxa de esforço.

Esta taxa representa a parte do seu rendimento mensal que se destina aos encargos com financiamentos e não deve ultrapassar os 30%. Desta forma, garante que tem sempre orçamento disponível para as restantes despesas.

Facebook
Email
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Recomendado Para si

OFERTAS DE EMPREGO

No Content Available

Pub

Breves de Felgueiras

Disponível no Google Play

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

felgueiras magazine Logo

Pub

Sabia que o Felgueiras Magazine tem um departamento de Marketing Digital?

– Criamos o seu site ou Loja Online com Design Inovador
– Gestão de Redes Sociais para Ampliar Seu Alcance
– SEO para Posicionar Sua Marca no Google
– Design Gráfico Criativo que Capta Atenção
– Vídeo e Fotografia para Histórias Memoráveis

Pub

Sabia que o Felgueiras Magazine tem um departamento de Marketing Digital?

– Criamos o seu site ou Loja Online com Design Inovador
– Gestão de Redes Sociais para Ampliar Seu Alcance
– SEO para Posicionar Sua Marca no Google
– Design Gráfico Criativo que Capta Atenção
– Vídeo e Fotografia para Histórias Memoráveis