O período de discussão pública do Plano Diretor Municipal (PDM) termina amanhã, dia 15 de julho. Contudo, o Partido Social Democrata critica Nuno Fonseca pela falta de sessões de esclarecimento sobre o documento.
“Porque não se explicou convenientemente o processo de Revisão do PDM em Felgueiras?”, questionam os Sociais Democratas, acrescentando que “era uma obrigação municipal, num apelo à participação, de explicar as alterações, ouvir os munícipes e instituições e promover eventuais correções”, questionando se “haverá alguma necessidade de encapotar este dossier”.
Numa nota enviada à nossa redação, o PSD lamenta “que, terminando o prazo de discussão pública na próxima quinta feira, dia 15 de julho, a Câmara Municipal de Felgueiras não tenha promovido as mais diversas Sessões de Esclarecimento, estimulando à participação cívica e promovendo as mais diversas iniciativas explicativas das principais alterações do ordenamento do território”.
“Seria sensato e transparente justificar as prioridades pela reabilitação urbana, na colmatação dos espaços sobrantes, na requalificação temporária de vazios urbanos, na valorização das áreas verdes, e em soluções inovadoras nos domínios da mobilidade, da eficiência energética, da prevenção e redução de riscos naturais! É determinante saber onde vai eventualmente estar centrada a criatividade e a economia do conhecimento, onde se pensa valorizar o património histórico e cultural e como se promoverá a oferta turística de excelência”, lê-se.
Iniciativa Liberal também critica Nuno Fonseca por causa do PDM
Também a Iniciativa Liberal (IL) considera que Nuno Fonseca “não promove sessões de esclarecimento de forma adequada” sobre o PDM, e pede à autarquia que promova “sessões de esclarecimento descentralizadas, a decorrer em cada uma das freguesias do concelho, onde o documento pudesse ser apresentado de forma a clarificar as principais diferenças em relação à sua versão anterior”.
Numa nota publicada nas redes sociais, a IL diz que parece “evidente que o Presidente da Câmara apresenta uma proposta de revisão do PDM que sabe que não será do agrado de muitos Felgueirenses. E, portanto, revela o documento de forma envergonhada, dissimulando o seu conteúdo com uma capa de palavras vazias”.
“Os Felgueirenses merecem um Presidente que assuma e defenda com coragem o valor do seu trabalho e que não use táticas de engano e dissimulação para ocultar verdades ou iludir”, lê-se.