No último episódio de “O Mais Famoso Podcast sobre Calçado”, Pedro Fonseca e Rui Oliveira convidaram Paulo Gonçalves, diretor de comunicação da APICCAPS, para uma conversa sobre o Pacto para a Sustentabilidade do Calçado Português e também sobre as ações de promoção externa da indústria portuguesa do calçado.
Pedro Fonseca começou por referir o recente Pacto para a Sustentabilidade do Calçado Português, que “mais de 120 empresas do setor do calçado assinaram no passado dia 24 de fevereiro”. Paulo Gonçalves explicou que se trata de “um compromisso que nós assumimos com a sociedade” e que “já em 2019, nós tínhamos lançado um Plano de Ação para a Sustentabilidade da Fileira do Calçado”, que foi interrompido pela pandemia. No entanto, reforça que durante esse tempo o plano estratégico foi redirecionado. Acrescentou que este pacto “pressupõe que as empresas estejam disponíveis para abrir as portas a uma auditoria. Depois disso, será necessário definir um plano de ação individual para cada uma das empresas”.
“Até ao momento, 130 empresas já subscreveram este documento. Qualquer coisa como 1000 milhões de euros de exportação”
Já Rui Oliveira frisou a importância do pacto, “porque vai precisamente definir aquilo que são as estratégias de orientação não só para os empresários, mas até para o nosso setor, enquanto indústria, enquanto país. Por isso é que este evento teve a participação não só do comissário europeu do Ambiente, Virginijus Sinkevicius, mas também do ministro do Ambiente e da Ação Climática”. Adiantou ainda que “estamos focados para sermos aqueles que estão na linha da frente pela redução da pegada ecológica” na indústria do calçado. Em relação às palavras do comissário europeu, o responsável da APICCAPS afirmou “que a Europa e o Mundo olham agora para Portugal e olham para a indústria do calçado, porque fomos, porventura, os pioneiros nesta área”.
Questionado acerca das medidas implementadas para a promoção externa do calçado português, Paulo Gonçalves falou em “iniciativas dirigidas aos profissionais do sector, ao consumidor em geral e ainda à comunicação social e aos stakeholders. A título de exemplo, para o lançamento deste compromisso verde, convidámos alguns oradores internacionais de marcas de primeira linha”, orgulhando-se também da presença de jornalistas da Reuters, CNN Internacional e Forbes. Concluiu dizendo que “temos de ir à procura dos fundos internacionais”.
Paulo Gonçalves comentou também que “muitas das notícias que nós temos com mais impacto internacional nasceram no nosso país. Quando os nossos governantes, quando os nossos políticos, quando a comunicação social apresenta o setor do calçado como um caso de estudo, o mundo está atento àquilo que se passa no nosso país”.
No âmbito da sustentabilidade, Rui Oliveira refletiu que “temos vindo a assistir a uma tendência de alteração do comportamento por parte do consumidor”, que sente a “necessidade de contribuir também para um mundo mais verde”. Isto leva ao “nascimento de marcas vegan, marcas sustentáveis” e “está por si só́ a promover a compra deste tipo de produtos”. Do ponto de vista empresarial, “ainda temos bastantes dificuldades em encontrar esses próprios materiais a um preço relativamente acessível”, uma vez que “é um nicho de mercado”.
Nas notas finais, Rui Oliveira citou um relatório que alerta para a “falta de transparência por parte das multinacionais quanto aos planos de redução desta pegada ambiental”, sendo que “apenas 5% das empresas, apresentava um plano transparente e credível”. Paulo Gonçalves aludiu à fase de indefinição que se vive no meio empresarial. O ano de 2022 terminou “com o crescimento das nossas exportações na ordem dos 20%, mas a verdade é que os concorrentes italianos e espanhóis tiveram números muito semelhantes”. Terminou com palavras de encorajamento: “as nossas empresas têm que continuar este esforço de migrar a sua produção para os segmentos de maior valor acrescentado”, desenvolvendo “calçado de excelência”.
O Mais Podcast Famoso do Calçado
Aperte os seus sapatos e ouça o podcast, com um novo episódio todas as terças feiras!
Subscreva "O mais famoso podcast sobre calçado!"
Ao assinar o nosso podcast significa que os novos episódios serão entregues assim que estiverem disponíveis. Dessa forma, não precisa procurar o podcast sempre que quiser ouvir ou perguntar se um novo episódio foi lançado.