Pão de ló e vinho de Felgueiras promovidos em França

São esperados os mais de 500 mil visitantes na Fête des Vendanges de Montmartre.
Fête des Vendanges de Montmartre

A região do Tâmega e Sousa vai estar novamente presente na Fête des Vendanges de Montmartre [Festa das Vindimas de Montmartre], que decorre em Paris, França, este fim de semana, de 11 a 13 de outubro. Esta é a terceira participação consecutiva do Tâmega e Sousa neste evento dedicado ao vinho e às suas tradições. Felgueiras estará representada nesta feira com o vinho verde e o pão de ló.

O espaço expositivo do Tâmega e Sousa estará integrado no “Percurso do Gosto – Le Portugal à Montmartre”, situado mesmo em frente à Basílica do Sacré-Cœur, onde são esperados os mais de 500 mil visitantes que o evento movimenta, e que o tornam um dos mais emblemáticos para a gastronomia regional e para os vinhos em Paris. Será, por isso, mais uma oportunidade para estes se (re)encontrarem com os sabores do Tâmega e Sousa, com natural destaque para o Vinho Verde, mas também para o fumeiro e enchidos, doçaria regional, o mel e os queijos, estando previstas ações de degustação ao longo de todo o evento.

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) tem vindo a apostar na promoção da região no mercado francês, identificado como um dos mercados estratégicos no Atlas de Internacionalização do Tâmega e Sousa. Exemplo disso foi a recente visita de uma comitiva empresarial francesa do setor têxtil a esta região, ocorrida em junho e organizada em articulação com a União das Indústrias Têxteis de França e com a Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa (CCIFP), entidade com a qual a CIM do Tâmega e Sousa firmou um protocolo de colaboração em dezembro passado, mas também a participação da região no Salão do Imobiliário e do Turismo Português, que decorreu em maio, em Paris, bem como a reunião realizada, na mesma altura, com representantes da CCIFP.

A estas acresce, como referido, a participação na Fête des Vendanges de Montmartre em 2017 e 2018 e no Marché Portugais à Cenon 2018, em Bordéus, assim como a realização de vários encontros empresariais em Paris, em 2018, e a organização de uma mostra promocional do Tâmega e Sousa no Consulado Geral de Portugal em Paris, em 2017.

Estas ações têm vindo a ser dinamizadas em parceria pela CIM do Tâmega e Sousa, pelo Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS), pela Dolmen – Desenvolvimento Local e Regional, pela Ader-Sousa – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras de Sousa e pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto (ESTG – P.Porto), repetindo-se a parceria nesta participação na Fête des Vendanges de Montmartre.

Nesta edição, o evento contará com um reforço da representatividade do nosso país – serão duas comunidades intermunicipais e 10 municípios –, o que é ilustrativo da aposta do Turismo de Portugal nesta ação e na sua estratégia para o mercado francês de alargar o leque de opções e encaminhar os franceses para fora dos grandes centros urbanos, a partir da gastronomia e dos vinhos. Paris é a principal cidade emissora de turistas franceses para Portugal, juntamente com Lyon e Nantes. Em 2018, o mercado foi responsável por 1,6 milhões de hóspedes, 4,5 milhões de dormidas e 2.726 milhões de euros de receitas turísticas. Prevê-se que, até 2021, o mercado francês para Portugal cresça mais 2,2%, acompanhado de igual aumento nos gastos turísticos. De França saem, por semana, 620 voos para Portugal.

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recomendado Para si

felgueiras magazine Logo

Pub

WEBSITES A PARTIR DE 25€ POR MÊS!

Se a sua empresa não está no Google, está a perder clientes todos os dias.

Contacte já a Login e aproveite esta promoção!

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.