fbpx

Pub

o seu negócio merece uma loja online (2)

Outros Pormenores: 13 anos de inovação e sustentabilidade em Felgueiras

Pedro Sousa partilhou detalhes sobre a trajetória da empresa, os serviços oferecidos e o perfil dos seus clientes, maioritariamente nas áreas de calçado e mobiliário, destacando a importância da sustentabilidade no setor.
Pedro Sousa Outros Pormenores

A Outros Pormenores, fábrica de Felgueiras especializada na criação de stands personalizados para feiras, celebrou no passado mês de fevereiro o seu 13º aniversário.

Fundada por Pedro Sousa, ex-eletricista, a Outros Pormenores surgiu da oportunidade de negócio deixada por uma outra empresa felgueirense que fechou portas. Na altura, o gerente da empresa recuperou “cinco funcionários” com a intenção de trabalhar num “nicho de mercado superior”, fazendo produtos “topo de gama”.

Para demonstrar a importância de um bom stand, Pedro Sousa conta a história do seu primeiro cliente, uma fábrica de calçado, que, em 2011, ao ser-lhe apresentado o projeto, reagiu com grande surpresa perante os elevados valores do orçamento. No entanto, após alguma reflexão decidiu arriscar e Pedro Sousa relata que na primeira feira a que foi “eram mais os clientes a ver o stand do que propriamente a comprar calçado”. A partir daí começou o “passa-a-palavra” e o negócio cresceu.

Pedro Sousa gosta de se referir à empresa como a “alfaiataria dos stands”, isto porque a Outros Pormenores trata dos stands desde a conceção da ideia, até à produção, montagem e desmontagem, incluindo o transporte. Os expositores são personalizados e feitos “de acordo com a marca e baseado naquilo que o cliente pretende”. Além disso, durante o processo, os clientes têm ainda acesso à pré-montagem do stand nas instalações da fábrica, para poderem rever cada detalhe antes da exposição na feira.

Outros Pormenores

Os principais clientes da Outros Pormenores são empresas de “calçado e de móveis”, tendo já trabalhado com grandes marcas nacionais de ambos os setores. No entanto, os clientes que recorrem aos seus serviços são aqueles que “gostam de apostar em produtos de elevada qualidade”. É por esse motivo que para Pedro uma das etapas mais importantes do negócio é a procura pelo cliente certo, “o cliente mais minucioso que gosta das coisas bem feitas e que procura algo diferente”.

Os stands refletem o compromisso da empresa com a qualidade, mas não deixam de lado a sustentabilidade e a inovação. Pedro Sousa salienta que a empresa é “sustentável desde o início”, dado que depois da utilização nas feiras todos os materiais utilizados são reciclados ou doados. A madeira, caso não possa ser reaproveitada pelos próprios, pode dar vida aos “carros alegóricos do Carnaval”, por exemplo, e os móveis são “doados a várias instituições”. Nos casos em que isso não acontece, os materiais vão para “o contentor da reciclagem para se transformar em madeira nova”. Além disso, a empresa é autossuficiente a nível energético, sendo alimentada por painéis fotovoltaicos.

Para Pedro Sousa a chave do sucesso está na equipa dotada de grande “profissionalismo”, sendo todos os funcionários “especializados” no setor. O empresário considera que “não adianta ter a ideia se não tiver profissionais”. Precisamente por isso é que o lema da Outros Pormenores “é dar condições de trabalho”, e é também por isso que o responsável trata os seus trabalhadores como “família”, salientando que tem pessoas a trabalhar na empresa “desde que abriu há 13 anos”.

A Outros Pormenores

Apesar de ser bem-sucedido, Pedro lamenta que a empresa seja pouco reconhecida, refletindo que “a maior parte dos vizinhos, se calhar, nem conhece”, acrescentando que Felgueiras tem uma empresa que “fatura três milhões de euros por ano” e está “esquecida”, ressalvando a importância de ver o concelho de Felgueiras além do calçado.

Pedro Sousa refletiu ainda sobre os desafios enfrentados, incluindo a paralisação total durante a pandemia de COVID-19, mas destacou a resiliência da empresa e a manutenção de todos os postos de trabalho: “Esta empresa parou por completo, mas manteve sempre os 25 postos de trabalho que tem”. Hoje a empresa continua “a crescer e a faturar ao nível dos anos pré-pandemia, que foram os anos com as maiores faturações”, salienta o responsável.

Olhando para o futuro, Pedro Sousa expressa preocupação relativamente às mudanças devido ao aumento do conteúdo digital, mas mantém-se otimista acerca da relevância contínua das feiras e do contacto cara-a-cara nos setores em que atua. Acredita que “só com a aposta nas feiras internacionais” é que os clientes, maioritariamente dos setores do calçado e mobiliário, podem “obter melhores resultados”.

Para finalizar, quando questionado sobre o que falta em Felgueiras, Pedro Sousa apela a uma “maior união entre os empresários”. Para o responsável da Outros Pormenores “com união fazia-se muita coisa, porque não há só calçado em Felgueiras, há muitas outras empresas de outras áreas que se destacam”. O empresário acredita que Felgueiras pode crescer apostando noutros setores além do calçado.

Facebook
Email
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Recomendado Para si

OFERTAS DE EMPREGO

No Content Available

Pub

Breves de Felgueiras

Disponível no Google Play

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

felgueiras magazine Logo

Pub

Sabia que o Felgueiras Magazine tem um departamento de Marketing Digital?

– Criamos o seu site ou Loja Online com Design Inovador
– Gestão de Redes Sociais para Ampliar Seu Alcance
– SEO para Posicionar Sua Marca no Google
– Design Gráfico Criativo que Capta Atenção
– Vídeo e Fotografia para Histórias Memoráveis

Pub

Sabia que o Felgueiras Magazine tem um departamento de Marketing Digital?

– Criamos o seu site ou Loja Online com Design Inovador
– Gestão de Redes Sociais para Ampliar Seu Alcance
– SEO para Posicionar Sua Marca no Google
– Design Gráfico Criativo que Capta Atenção
– Vídeo e Fotografia para Histórias Memoráveis