“Os produtos sustentáveis funcionam como um ‘chamariz’ nas feiras internacionais de calçado”.

Pedro Fonseca, Diretor do Felgueiras Magazine entrevistou Ana Ferreira, Engenheira do Ambiente, que trabalha numa empresa de Felgueiras da indústria do calçado. A produção de calçado sustentável e amigo do ambiente, a importância das certificações ambientais na indústria do calçado e o “greenwashing” foram os temas da conversa!

“A sustentabilidade deixou de ser uma tendência para passar a ser uma necessidade”, diz Ana Ferreira, Engenheira do Ambiente. “Os consumidores estão cada vez mais informados, pensam mais os seus hábitos de consumo para serem cada vez mais amigos do ambiente. As empresas têm que acompanhar as tendências de consumo”. Ana Ferreira salienta que “as marcas têm que investir, não só em fazerem produtos sustentáveis, mas também definir estratégias para compensar o meio ambiente”.

Ana Ferreira esteve na última edição da Lineapelle, em Milão, a principal feira internacional para os setores dos componentes, curtumes, peles, tecidos e acessórios para calçados e artigos de couro. “Existia muita procura” pelos artigos amigos do ambiente, disse Ana Ferreira. “Os visitantes entravam no stand e a primeira coisa que pediam era para ver os produtos sustentáveis”. Estes produtos funcionaram como um “chamariz” para as empresas portuguesas que, na sua generalidade, apostaram muito no calçado sustentável.

As certificações ambientais “são sempre uma mais valia” para a indústria do calçado, porque “são feitas por organismos independentes, e isso os clientes procuram: uma validação por uma empresa externa”, afirmou Ana Ferreira. “Qualquer empresa pode passar um certificado a dizer que um determinado produto é sustentável, mas não existe ninguém a validar. A certificação oferece ao cliente outro tipo de garantias e confiança no produto”, esclareceu Ana Ferreira.

A engenheira do Ambiente abordou também o greenwashing na indústria do calçado. “É uma estratégia de marketing que acaba por manipular ou ludibriar os consumidores, apresentando um produto como sustentável quando não é assim tão sustentável ou que não tem evidência que o seja”, esclarece Ana Ferreira.

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recomendado Para si

felgueiras magazine Logo

Pub

WEBSITES A PARTIR DE 25€ POR MÊS!

Se a sua empresa não está no Google, está a perder clientes todos os dias.

Venha Falar Connosco. O café é por nossa conta!

Contacte já a Login e aproveite esta promoção!

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

felgueiras magazine Logo