Autor: Pedro Fonseca
Mestre em Economia | Diretor do Felgueiras Magazine
diretor@felgueirasmagazine.pt
Prémio Acontecimento do Ano
O Prémio para o Acontecimento do Ano vai para o interesse de uma multinacional francesa em instalar uma fábrica na Área de Acolhimento Empresarial das Barrancas, em Revinhade, que poderá criar 800 postos de trabalho em Felgueiras. Espera-se mais novidades ao longo do ano de 2023.
Prémio Personalidade do Ano
O Prémio para Personalidade do Ano vai para Pedro Melo Lopes e António Faria que foram eleitos nas legislativas do passado dia 30 de janeiro para deputados na Assembleia da República. E têm representado o concelho de Felgueiras no Parlamento com muito brio!
Prémio Empresa do Ano
O Prémio Empresa do Ano vai para os Mercadinhos Adriano, que no mês de dezembro inauguraram, finalmente, as novas instalações localizadas na antiga “Fábrica da Bouça”. Com uma área total de 2 hectares, preserva algumas das marcas arquitetónicas daquela fábrica, como a fachada e a chaminé. O novo edifício está com muito bom gosto, não acha?
Prémio Obra do Ano
O Prémio para a Obra do Ano vai para o Parque de Lazer de Regilde. O espaço está fantástico. Parabéns à Junta de Freguesia de Regilde pela obra! Todas as freguesias, bem como as cidades de Felgueiras e Lixa, deveriam ter um espaço como este Parque de Lazer!
Prémio Evento do Ano
O Prémio para o Evento do Ano poderia ir para os maiores eventos do concelho, como o S. Pedro, o Festival do Pão de Ló ou as Vitórias, mas vamos atribuir este prémio a duas romarias mais pequenas, mas cujo cartaz se destacou. Falo da Festas do Divino Salvador em Moure, que teve Toy como cabeça de cartaz; e para as Festas em Honra do Padroeiro S. Jorge de Vizela que contou com a presença de José Malhoa. Deixo aqui os nossos parabéns e agradecimentos a todas as comissões de festas que organizaram romarias no concelho de Felgueiras em 2022.
Prémio Polémica do Ano
O Prémio Polémica do Ano vai para o artigo da Revista Sábado de 15 de junho. “Felgueiras a casa das polémicas e as dívidas do presidente da Câmara”, foi o título escolhido para a capa da revista Sábado. Numa reportagem de investigação jornalística, a Sábado expôs alegadas irregularidades e “pontas soltas”, relacionadas com o licenciamento municipal da moradia de Nuno Fonseca; com o empréstimo bancário para a sua aquisição; e com a compra de bens e serviços por parte da autarquia a 3 empresas, por valores superiores a 7 milhões de euros.
Prémio Projeto do Ano
O Prémio Projeto do Ano vai para o início das obras de construção da “Zona Industrial das Barrancas”, em Revinhade. Vai ser uma das maiores Zonas Industriais do Norte, e um contributo importante para a indústria do concelho de Felgueiras.
Menções Honrosas
A primeira para José Campos, presidente da Assembleia Municipal de Felgueiras, que foi eleito presidente da Mesa da Assembleia Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa;
A segunda menção honrosa para o processo “Higino Pinheiro”. Recorde-se que Nuno Fonseca chegou a um acordo, no valor de 6,5 milhões de euros, para pagamento de obras a mais realizadas entre 1986 e 2001, pedidas pelos presidentes Júlio Faria e Fátima Felgueiras, sem concurso, sem procedimentos administrativos, sem faturas e sem orçamentos. Concorde-se ou não com o acordo, é um processo que ficou resolvido.