O número de nómadas digitais, ou seja, de pessoas especializadas em IT que trabalham de forma remota, enquanto viajam pelo mundo, tem vindo a aumentar substancialmente na última década.
Muitos são os nómadas digitais que procuram o Norte de Portugal para se instalarem e trabalharem de forma remota durante alguns meses, até arrancarem para um destino novo.
Falámos com um destes profissionais para descobrir por que motivo escolheram o Norte de Portugal. Rita, colabora com a agência de SEO AWISEE e desde há dois anos que viaja pela Europa, acumulando novas experiências, enquanto desenvolve o seu trabalho.
Entre outros aspetos, Rita destaca a possibilidade de ter um contacto próximo com a população local, a facilidade de acesso a vários pontos de interesse natural e histórico, a gastronomia rica e claro o acesso à internet e a espaços de coworking de qualidade elevada.
Procura de um contacto próximo com a população local
A maioria dos nómadas digitais gosta de se sentir bem recebido pela população local e de ter a possibilidade de conhecer e integrar os seus hábitos e cultura.
As populações do norte de Portugal são conhecidas por saberem receber bem os seus visitantes, conseguindo fazer com que as pessoas se sintam realmente bem e com vontade de voltar. A faceta genuína e acolhedora dos nortenhos é um dos motivos que traz muitos nómadas digitais até à região.
Facilidade de acesso a pontos de interesse
O norte de Portugal é rico em património natural e histórico-cultural. Desde as suas paisagens idílicas na região do Tâmega e Sousa, ao Gerês, não esquecendo locais que são património da Humanidade da UNESCO, como o Porto e o centro da cidade de Guimarães.
Desta forma, os nómadas digitais que se instalam no norte de Portugal acabam por ter a oportunidade de explorar uma grande diversidade de locais e pontos de interesse, o que aumenta o interesse da sua experiência.
Gastronomia rica
A gastronomia nacional baseia-se na dieta mediterrânica, que se caracteriza pela variedade e qualidade dos alimentos usados, mas claro que as várias regiões de Portugal têm hábitos alimentares únicos.
No norte do país existe uma gastronomia regional muito diversificada, desde a tradicional francesinha às alheiras e até a posta mirandesa. Além disso, é tradicional que os preços médios dos restaurantes seja médio/baixo e que as porções servidas sejam grandes. Assim, é fácil encontrar onde fazer uma refeição completa por 10 a 15€.
Quem procura experiências gastronómicas de topo, com menus de degustação preparados por chefs de renome, também o vai encontrar com facilidade.
Facilidade de acesso à internet e a espaços de coworking de qualidade elevada
Para que os nómadas digitais possam desenvolver o seu trabalho é essencial que exista acesso estável à rede de internet. Mas isso não é tudo, a existência de bons espaços de coworking também é relevante, já que estes equipamentos oferecem não só todas as condições para se trabalhar, mas também constituem oportunidades de networking.
Muitos nómadas digitais acabam por estabelecer relações profissionais com pessoas com quem partilham o estilo de vida e que conhecem em espaços como aqueles.
No norte de Portugal a rede de internet baseada nas tecnologias de 5G e fibra ótica já está bem desenvolvida e implementada, fazendo com que o acesso à mesma seja simples.
Adicionalmente, muitas das cidades principais, como o Porto, Guimarães, Viana do Castelo e Felgueiras, contam com espaços de coworking de excelente qualidade.
Bom nível de segurança
Finalmente, toda a região norte é também conhecida pelo elevado sentimento de segurança. Os nómadas digitais gostam de viajar para regiões onde se sentem seguros, já que dessa forma têm mais liberdade de explorar e de conhecer a realidade local.