Um nómada digital é uma pessoa que pode fazer o seu trabalho a partir de qualquer parte do mundo através da Internet (daí o termo “digital”) e que opta por mudar de local ocasionalmente.
Há muitos trabalhos que podem ser feitos à distância (e mantê-lo no ano da viagem): programação, design web/gráfico/editorial, desenvolvimento de aplicações, consultoria, auditoria, assistência virtual, aulas em linha, fotografia, vídeo, edição e revisão de provas, tradução, coaching, ilustração, vendas em linha, atendimento ao cliente, jornalismo ou escrita.
Ser um nómada digital é um estilo de vida, não uma profissão. Terá de se habituar a viajar muito mais devagar (e apaixonar-se pelo conceito de slow travel).
Para ter tranquilidade durante o ano de viagem, o melhor é fazer um seguro de viagem anual e não se preocupar com vários aspetos.
Vamos dar uma olhada nos melhores lugares do Sudeste Asiático para visitar como um nómada digital.
Chiang Mai, Tailândia
Chiang Mai é um dos dez principais destinos de viagem dos nómadas digitais na Tailândia. Na sua cidade velha, não será difícil encontrar dezenas de cafés com ar condicionado que oferecem wifi aos seus clientes.
Anfitriã de várias conferências sobre marketing digital, SEO ou, mais recentemente, criptomoedas, Chiang Mai é uma cidade cosmopolita, longe da azáfama de Banguecoque e ideal para nómadas digitais que querem desfrutar de bom tempo e atividades de lazer de todos os tipos.
É possível alugar alojamento por menos de € 300 por mês e comer não é problema: há centenas de bancas de rua onde se pode comer por não mais de € 2.
Hoi An, Vietnam
Situada no centro do Vietname, a cidade de Hoi An (conhecida como a cidade das mil cores) tornou-se um ponto de encontro para milhares de nómadas digitais desejosos de experimentar. O aluguer de um apartamento pode custar menos de 200 euros por mês. É possível comer em bancas de rua por muito pouco, e pode chegar a muitos dos locais de cartão postal de mota ou de bicicleta a uma zona rural tranquila numa questão de minutos.
E se gosta de praia, também há uma para si: a praia de An Bang fica muito perto do centro da cidade.
Há vários cafés e restaurantes espalhados pela cidade onde se pode encontrar um espaço para trabalhar como nómada digital, como o conhecido Dingo Deli ou o Rosie’s Café.
Koh Lanta, Tailândia
Se gosta de sossego, um dos melhores destinos para trabalhar como Nómada Digital na Ásia é uma das ilhas mais pacíficas e tranquilas da Tailândia: Koh Lanta, uma ilha com 25 km de comprimento ao largo da costa de Andaman, 70 km a sul de Phuket e Krabi. A norte da ilha existe um grande espaço de coworking conhecido como KoHub, que atrai nómadas digitais de todo o mundo.
É uma ilha paradisíaca com praias de areia, cascatas, grutas, bares e centenas de aventuras para ti. Pode alugar uma motoreta para percorrer a ilha por menos de 100 euros por mês (gasolina não incluída).
E se gosta de um pouco de paz e sossego, mas também de um pouco de festa e loucura, também encontrará uma certa quantidade na ilha. No entanto, muito menos em Koh Phangan. O alojamento é um pouco mais caro no sul. Mesmo assim, é possível encontrar bangalós por menos de 200 euros e apartamentos por 500 euros.