A Unidade de Ação Fiscal da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou uma operação de fiscalização nos concelhos de Felgueiras, Alijó, Amarante, Paredes, Penafiel, Porto e Vila Nova de Gaia, resultando na apreensão de mais de 11.500 litros de bebidas alcoólicas e 360 cigarros. Esta ação, integrada no controlo de produtos sujeitos ao Imposto sobre o Álcool e Bebidas Alcoólicas (IABA), incidiu sobre 15 estabelecimentos comerciais.
As verificações conduzidas pelos militares da GNR detetaram irregularidades na introdução de bebidas alcoólicas no mercado, levando à elaboração de 13 autos de contraordenação, 12 por introdução irregular no consumo de bebidas alcoólicas e uma no âmbito do Imposto sobre o Tabaco (IT).
Entre os produtos apreendidos destacam-se 1.489 litros de vinho licoroso e 494,5 litros de aguardente. A operação identificou também sete homens e quatro mulheres, com idades entre 23 e 64 anos, e duas empresas.
O valor das mercadorias apreendidas ascende a 74 300 euros, sendo que a sua comercialização ilícita teria causado um prejuízo ao Estado, em sede de IABA e IT, num valor que ascende a 15 000 euros.