A Guarda Nacional Republicana (GNR), por meio do seu Destacamento Territorial em Felgueiras, deteve na terça-feira, dia 5 de dezembro, sete homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 21 e os 46 anos, acusados de tráfico de estupefacientes. As detenções ocorreram em diversas localidades dos distritos de Lisboa, Porto e Vila Real, no contexto de uma investigação que se estendia há mais de um ano.
Durante a operação, que envolveu a execução de 13 mandados de busca, incluindo 12 domiciliárias e uma em uma oficina, foram apreendidas quantidades significativas de várias substâncias ilícitas. Entre os materiais confiscados estão 11.900 doses de haxixe, 2.360 doses de canábis, 1.200 doses de cocaína, 2.680 doses de MDMA, 4.950 doses de anfetaminas, além de seis veículos, 51.185 euros em dinheiro, várias balanças de precisão, dez telemóveis, objetos em ouro e material utilizado no acondicionamento dos estupefacientes.
No decorrer da ação, foi ainda constituída arguida uma mulher de 23 anos. Dois dos detidos já possuíam antecedentes criminais relacionados a delitos semelhantes. Todos os detidos foram presentes ao Tribunal de Instrução Criminal de Penafiel para o primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação. Três dos arguidos ficaram em prisão preventiva.
Esta operação policial contou com o apoio e reforço de militares dos Comandos Territoriais de Vila Real e Braga, da Unidade de Intervenção (UI) da GNR e ainda com a colaboração da Unidade Especial de Polícia da Polícia de Segurança Pública (PSP).
Assista ao vídeo da reportagem do Felgueiras Magazine no Posto da GNR da Lixa.