Autor: Pedro Fonseca
Mestre em Economia | Diretor do Felgueiras Magazine
diretor@felgueirasmagazine.pt
As obras na rua Rebelo de Carvalho estão quase concluídas. Ainda faltará colocar sinalização, mobiliário urbano ou a iluminação. Esta intervenção da Câmara Municipal pretende dotar a rua Rebelo de Carvalho com melhores condições para a circulação pedonal, transformando-a numa artéria onde os transeuntes se possam sentir bem e usufruir segura e calmamente dos espaços comerciais e de restauração.
Estas obras iniciam-se no passado dia 8 de maio, com um prazo de execução de 180 dias, prazo este que já terminou há mais de duas semanas. O Felgueiras Magazine ouviu alguns empresários de estabelecimentos de comércio e serviços localizados na rua Rebelo de Carvalho, que se mostram preocupados com este atraso. Durante estes seis meses em que a rua se encontra em obras, as vendas no comércio baixaram, fruto da menor circulação de pessoas, clientes e potenciais clientes. Estes empresários mantêm a esperança que as obras estejam concluídas nos próximos dias, por forma a não prejudicar as vendas na época natalícia, uma altura do ano especialmente importante para o comércio local ao nível do volume de faturação. O Felgueiras Magazine questionou a Câmara Municipal sobre qual o motivo do atraso das obras e qual a data prevista para a sua conclusão, mas até ao momento não obtivemos resposta.
Nesta fase em que já há alguma perceção sobre como irá ficar a rua Rebelo de Carvalho, moradores e empresários concordam que estas obras poderão ser importantes para melhorar a qualidade de vida dos moradores, bem como estimular a atividade comercial na rua.
Este projeto de requalificação desenvolve-se em cerca de 218 metros lineares, perfazendo uma área de 2770 m², implicando um investimento de 380 mil euros, cofinanciado no âmbito do Portugal 2020, ao abrigo do Programa Operacional Regional do Norte -NORTE 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER.