Autor: Pedro Fonseca
Mestre em Economia | Diretor do Felgueiras Magazine
diretor@felgueirasmagazine.pt
O mamarracho foi abaixo, e as obras na parte pedonal na Praça Vasco da Gama estão praticamente concluídas, faltando ainda alguns arranjos urbanísticos.
Já o parque de estacionamento, com capacidade para 50 lugares, que será muito importante para esta zona da cidade, parece-me um pouco mais atrasado.
Esta está a ser uma das obras municipais mais demoradas e com mais atrasos. Começaram no final de 2020 e ainda decorrem. Estes atrasos devem-se, pelo menos em parte, a questões de segurança. Quando começaram as obras e os trabalhos de escavação, verificou-se que estavam a colocar problemas na estabilidade estrutural de uma casa nas imediações. Isto levou a algumas alterações no projeto e a uma derrapagem no orçamento de cerca de 300 mil euros.
As obras ainda não terminaram, mas já há alguns locais que estão ligeiramente danificados, possivelmente por causa da passagem de viaturas e camiões por cima dos passeios.
Ora, ainda falta requalificar o Grémio da Lavoura, o que significa que mais viaturas pesadas, gruas, vão passar por estes passeios. Vamos ver os danos que vão causar a esta nova praça. Parece-me que estas obras não foram muito bem planeadas.
Por falar em Grémio da Lavoura, as obras que se devem iniciar nos próximos tempos, não vão alterar significativamente a traça do edifício, que é muito bonito. Está prevista uma praça de alimentação no piso 0, e um espaço de incubação empresarial no primeiro piso.
O Felgueiras Magazine tentou, junto da Câmara Municipal de Felgueiras, obter algumas informações sobre o estado destas obras, o prazo previsto para a sua conclusão, mas até ao momento, infelizmente, não obtivemos resposta.
Resta-me dizer que este espaço está agradável e que poderá dar uma nova vida a esta zona da cidade, na qual o Grémio da Lavoura, depois de requalificado, poderá ser um ponto central. Peca, pelo menos para já, pela falta de alguma sombra e espaços verdes.