“O setor do calçado, de um modo geral, está aos poucos a voltar à normalidade”.

Entrevista com José Cunha Pinto, gerente da Combocal.
José Cunha Pinto Combocal

Num momento em que a indústria do calçado atravessa uma fase de incerteza, devido à Covid-19, o Felgueiras Magazine entrevistou José Cunha Pinto, gerente da Combocal, uma empresa felgueirense do setor dos componentes para calçado.

Felgueiras Magazine – Com toda a situação da Covid-19, como vê o setor do calçado no momento presente? Há já sinais de alguma normalidade.

José Cunha Pinto – No momento presente, notamos que o setor do calçado, de um modo geral, está aos poucos a voltar à normalidade.  O que se nota também, é que as encomendas que chegam atualmente são cada vez mais urgentes e com datas de entrega mais reduzidas.

Felgueiras Magazine – Haverá o risco de as empresas do setor terem que se reestruturar, resultando dessa reestruturação uma diminuição dos colaboradores ao serviço das empresas de calçado?

José Cunha Pinto – Mediante a situação atual que atravessamos, esse risco de facto existe.

Ao longo dos últimos anos, o setor do calçado já passou por diversos momentos difíceis, e na generalidade sempre se deu a volta por cima. Mas nada comparado com este momento presente. Há um enorme clima de incerteza, pois não se sabe o que poderá acontecer nos próximos meses.

Para o bem de todos, esperemos que num futuro próximo as empresas tenham o mesmo volume de encomendas que tinham antes da pandemia, de modo a que as mesmas não se tenham que restruturar.

Felgueiras Magazine – Nesta fase de incerteza, considera que as grandes feiras de calçado continuam a ser estratégicas para o sector dos componentes ou na sua opinião tornaram-se obsoletas? Este ano, a Combocal vai estar presente em alguma feira como expositor ou visitante?

 José Cunha Pinto – As feiras são sempre importantes na exposição, num contexto internacional, do nosso trabalho desenvolvido. Penso que nunca serão obsoletas, embora de momento, com o crescimento das plataformas digitais no setor, acredito que surgirão eventos de exposição online, e outras alternativas com o mesmo propósito das típicas feiras do setor.

Na próxima edição da Lineapelle em Milão, a Combocal não vai participar como expositor pois achamos que não estão reunidas as condições de segurança e saúde pública para a realização da mesma.

Felgueiras Magazine – A sustentabilidade está a ganhar cada vez mais importância no sector do calçado. Os produtos sustentáveis são uma aposta que a Combocal está a fazer?

José Cunha Pinto – Sim. Neste momento estamos a desenvolver uma linha inovadora de materiais amigos do ambiente – os Biocompósitos de borracha.  “Pequenas ações, levam a grandes mudanças”. Seguindo este raciocínio acreditamos que a produção mais sustentável de solas, somando a todas a inovações sustentáveis que surgem diariamente em todo o mundo, podem levar a que aos poucos o planeta se torne mais verde, como já foi no passado. Até ao momento, já mostramos que é possível fazer solas de borracha inovadoras reaproveitando resíduos naturais, tais como as cascas do café, fibras de bananeira, borras do café, entre outros resíduos.

Felgueiras Magazine – Como é que as indústrias dos componentes se comparam com os seus concorrentes internacionais? Quais as nossas vantagens competitivas?

José Cunha Pinto – Nos últimos anos, as empresas ligadas ao setor do calçado têm vindo a desenvolver um reconhecimento de destaque pela qualidade dos produtos produzidos em Portugal, dando cada vez mais realce ao “Made in Portugal”. Deste modo, a forte aposta em novos materiais inovadores, no Design dos produtos e na aproximação das empresas com as Universidades Portuguesas e centros de investigação, potenciando a investigação e o aparecimento de novos Produtos, levará a que as empresas de componentes portuguesas ganhem vantagens diferenciadoras quando comparadas com os seus concorrentes internacionais.

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recomendado Para si

felgueiras magazine Logo

Pub

WEBSITES A PARTIR DE 25€ POR MÊS!

Se a sua empresa não está no Google, está a perder clientes todos os dias.

Venha Falar Connosco. O café é por nossa conta!

Contacte já a Login e aproveite esta promoção!

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

felgueiras magazine Logo