Catarina Meireles
Psicóloga
A Psicóloga Catarina Meireles responde às suas dúvidas. Envie as suas questões para apsicologaresponde.cm@gmail.com.
“O que faz o Psicólogo/a?”
João S.
Olá João!
Todas as questões são válidas e merecedoras da minha atenção. Mas, a sua é bastante pertinente. Apesar de atualmente ouvirmos falar da Psicologia e dos Psicólogos, com mais frequência, existem ainda algumas dúvidas e mitos que é importante desmistificar.
Os Psicólogos estudam a ciência do comportamento humano, aplicando a sua formação e experiência profissional no contexto de trabalho. A sua base de ação centra-se em três dimensões principais a Prevenção, a Promoção e a Remediação.
Na prática da psicologia, a prevenção (como o próprio nome indica) tem como finalidade prevenir o desenvolvimento de problemas, por sua vez a remediação é feita depois dos problemas se manifestarem. Outra dimensão, é a promoção que tem como objetivo promover ferramentas e competências especificas para as pessoas melhor lidar com os obstáculos/desafios da vida e alcançarem o bem-estar psicológico.
O Psicólogo/a tendo a formação adequada pode trabalhar em diversos contextos como escolas, tribunais, clínicas, instituições, empresas, entre outras.
Dada a minha formação relacionada com a Psicologia Clínica, respondo à sua questão direcionando a resposta para a minha área profissional.
Para mim e para a minha prática profissional a ferramenta que considero mais importante no âmbito da psicologia clínica é a escuta. Pois é através da escuta que procuro compreender, sem juízos de valor/julgamentos as necessidades, os problemas e as queixas emocionais trazidos pela pessoa. Com base nesta ferramenta tão importante, junto instrumentos de avaliação (avaliação de sintomatologia, diagnóstico, personalidade, entre outras), e a partir de cada história de vida, de cada obstáculo e/ou necessidade, desenvolvo um plano terapêutico específico. As consultas têm presente sempre as questões de confidencialidade asseguradas, salvo exceções (de perigo eminente da pessoa para si própria ou para o outro).
O trabalho enquanto psicóloga é exigente, mas muito gratificante. O nosso principal objetivo é promover o bem-estar emocional e qualidade de vida nas pessoas que procuram a nossa ajuda.
Para além de toda a formação académica e técnica, que é contínua, é fundamental o desenvolvimento pessoal. É importante que na prática profissional em psicologia, estarmos preparados para identificar e saber lidar com o sofrimento da pessoa que nos procura.
Como diz a minha avó “O saber não ocupa lugar”. Espero que com a minha resposta tenho fomentado um pequeno e enriquecedor momento de aprendizagem, para si e para quem lê.
Obrigada pela participação.
Cuide de si com amor
Catarina Meireles