Olá a todos!
Estes têm sido dias especiais para o Felgueiras Magazine: está a ser distribuída a nossa edição em papel gratuita para todos: são 14 mil exemplares, a maior tiragem de sempre de um jornal em Felgueiras! A distribuição será feita, maioritariamente pelos CTT, através de infomail; mas há também alguns pontos de distribuição espalhados pelo concelho de Felgueiras.
Estávamos quase a fechar esta edição em papel do Felgueiras Magazine quando fomos surpreendidos por uma nota da Câmara de Felgueiras indicando que a inauguração da iluminação de Natal tinha sido adiada para o dia 1 de dezembro, devido ao mau tempo. É uma decisão compreensível.
Tenho pena que, estando tudo pronto, tenhamos que esperar mais uma semana para ver as ruas das nossas cidades iluminadas com o espírito natalício. A iluminação de Natal já deveria estar ligada: seria uma decisão que mereceria o nosso aplauso, pois beneficia tanto os moradores como o comércio local, ao trazer o espírito natalício mais cedo para as nossas ruas.
Deixo, no entanto, uma pequena sugestão, que já fiz no ano passado: porque não ligar a iluminação às 17h em vez das 18h, como foi contratualizado com a empresa de iluminação? Com os dias curtos de inverno, esta simples mudança proporcionaria ao comércio local uma hora extra de visibilidade, num horário crucial para as compras de Natal.
Por fim, uma questão de gosto. Embora os motivos luminosos me pareçam elegantes, são muito semelhantes aos dos anos anteriores. Seria interessante introduzir um pouco mais de inovação. Cidades vizinhas, como Fafe, apostam em espetáculos multimédia com luz e música, que não só enchem o coração da cidade, como também atraem visitantes de toda a região.
O Desafio da Comunicação Social Regional
Há cerca de um mês, o Governo apresentou o Plano de Ação para a Comunicação Social, e o feedback geral tem sido positivo. Creio que todos concordamos que o jornalismo e a imprensa desempenham um importante serviço público na nossa democracia.
Os tempos não têm sido fáceis para a comunicação social regional. Uma parte significativa das receitas publicitárias que antes sustentavam jornais, rádios e televisões tem sido desviada para o digital e as redes sociais. Paralelamente, são cada vez menos as pessoas dispostas a pagar pelo acesso à informação.
Nos dias de hoje, é preciso muita criatividade e engenho nas redações dos jornais regionais, que permitam fazer muito com poucos recursos. Tentámos fazê-lo no Felgueiras Magazine, mas gostaríamos de fazer mais e melhor.
Gostaria de pedir a compreensão das pessoas e instituições que nos convidam para estarmos presentes e cobrir eventos e iniciativas. Fazemos o nosso melhor, mas nem sempre conseguimos estar em todo o lado. Os recursos são escassos.
Muitos leitores assumem que jornais regionais têm apoios/publicidade do Governo ou das Câmaras Municipais, e muitas vezes isso acontece. No caso do Felgueiras Magazine, durante a pandemia (2020/21), tivemos publicidade institucional do Estado (Governo) — cerca de 1900€. Em 5 anos, esta foi a única publicidade institucional, do Governo ou de Câmaras Municipais, que tivemos.
Uma menção e agradecimento para algumas Juntas de Freguesia do nosso concelho, que neste último ano fizeram publicidade no Felgueiras Magazine.
Contamos com o vosso apoio e compreensão para continuarmos a informar e a valorizar a nossa terra.
Menos Poluição Visual…
Se em tempos era a rotunda do “McDonald’s” a chamar a atenção, agora é a rotunda dos “Carvalhinhos” que não passa despercebida… e não pelos melhores motivos. Contei recentemente 13 outdoors nesta rotunda. É um exemplo claro de poluição visual que, em minha opinião, deve ser desincentivada.
Por conversas que mantive, sei que o executivo municipal está atento a esta situação. A receita da Câmara Municipal com estas taxas de publicidade não é significativa, bem pelo contrário, e não justifica o impacto negativo na paisagem urbana e os efeitos visuais indesejados.
Existem muitas opções para as empresas, as instituições ou as autarquias fazerem publicidade: desde logo os jornais locais.
No Felgueiras Magazine, acreditamos que a comunicação eficaz pode ir além dos outdoors, beneficiando tanto os anunciantes como a comunidade. Para ajudar a combater os efeitos da poluição visual, temos uma proposta: todas as empresas e instituições que decidirem abandonar a publicidade nos outdoors de Felgueiras terão um desconto de 50% durante um ano em publicidade no nosso site.
Vamos, juntos, construir uma comunicação mais responsável e um espaço público mais harmonioso.
Um caloroso abraço,
Pedro Fonseca