fbpx

“O mercado do setor do calçado pode recuperar muito rapidamente”

O Felgueiras Magazine entrevistou Lasse Jespersen, dinamarquês, sócio gerente da LAST STUDIO, uma empresa de Felgueiras do setor do calçado, que nos deu a sua opinião sobre as implicações que a Covid-19 está a ter na indústria do calçado.
Lasse Jespersen 2

A Covid-19 está a ter consequências negativas na economia, com especial relevância para o setor da moda, onde a indústria de calçado de Felgueiras se inclui. Lasse Jespersen deu ao Felgueiras Magazine a sua visão sobre a indústria de calçado no contexto da pandemia.

Felgueiras Magazine – As medidas governamentais para apoiar as empresas de calçado nessa situação de pandemia correspondem às necessidades das empresas?

 Lasse Jespersen – Não, em termos de apoios para o calçado, estes têm sido limitados, mas não posso falar por todo o setor.

Somos uma equipa pequena e ágil na LAST STUDIO, por isso entendo que o apoio deve ser direcionado aos setores que mais precisam. É importante que todos os setores da nossa indústria sejam apoiados para conseguirmos ultrapassar esta situação.

 

Felgueiras Magazine – Acredita que no próximo ano as feiras internacionais de calçado serão realizadas? Será necessário encontrar alternativas para as feiras de calçados?

Lasse Jespersen – O conceito ou a estrutura das feiras como ferramenta de vendas não funcionam adequadamente há muito tempo, e a Covid-19 está-nos a forçar a procurar outras alternativas.

O meu sentimento pessoal com as feiras é que elas não geram novos negócios, são uma ferramenta que usamos para manter relacionamentos.

A feira acaba por ser uma ferramenta muito cara, que quando não é usada corretamente parece um desperdício de tempo e dinheiro.

Não vejo as feiras como a nossa principal prioridade para as próximas coleções. As organizações por trás das feiras precisam de se reinventar e apresentar uma nova estrutura para vendermos.

Mesmo havendo feiras em setembro, o número de visitantes será muito menor e a atmosfera será diferente em comparação às edições anteriores.

Eu também sugeria aos organizadores das feiras a olharem para os custos apresentados aos expositores. São custos muito altos e os expositores ainda têm que construir um stand, ter colaboradores na feira e pagar a inscrição. Neste momento, eu diria que as feiras são “Nice to have, NOT need to have” e, portanto, terão menos importância.

 

Felgueiras Magazine – Considerando as restrições de viagem devido ao Covid-19, como sua empresa está a comunicar e a apresentar os seus produtos aos clientes?

 Lasse Jespersen – Eu gostava de dizer, mas essa é uma estratégia que mantemos para nós. Posso dizer que precisamos de “reinventar a roda” e sair da nossa zona de conforto, mas acho que podemos manter e aumentar nossa posição com a abordagem correta.

“Não investir no digital será um erro (…) temos de fazer este investimento agora, como país e como indústria”.

Felgueiras Magazine – A promoção do calçado fabricado em Portugal no futuro será digital? As empresas, especialmente portuguesas, estão prontas para esse desafio?

Lasse Jespersen – O digital é, certamente, uma parte do modelo de negócio que se tem de considerar. Mesmo antes da Covid-19 era importante, mas a situação atual sublinhou a importância deste tema.

Não sei se todas as empresas portuguesas estão preparadas, mas penso que não investir no digital será um erro e penso que esta poderá ser uma das principais áreas em que o apoio do governo poderá ser muito útil.

Creio que muitas empresas estão apreensivas em investir nesta área porque é difícil ver o retorno imediato do investimento, por isso decidem poupar o dinheiro e esperar que o mercado mude, mas, do meu ponto de vista, temos de fazer este investimento agora, como país e como indústria.

Temos de catapultar a indústria portuguesa de calçado para o futuro e considerar que, se não estivermos na vanguarda, seremos deixados para trás por mercados mais agressivos.

 

Felgueiras Magazine – A Covid-19 faz alterações no retalho, no fabrico e no consumo de calçado? 

 Lasse Jespersen – Sim, Sim e Sim! Em termos de retalho, penso que a mudança para o online irá acelerar e crescer. Os consumidores vão, depois da Covid-19, estar ainda mais à vontade a comprar online e as gerações mais velhas, que, por várias razões, poderiam não estar tão à vontade a comprar na internet, já o experimentaram e viram as oportunidades.

Na produção penso/espero que vamos ter uma oportunidade para as fábricas portuguesas se tornarem mais relevantes por várias razões: prazos de entrega mais curtos em comparação com a Ásia, transporte mais barato e mais acessível do que a China, Vietname e Camboja.

Em termos de consumo, acredito que o consumo de calçado vai diminuir, tornando mais importante do que nunca que as empresas se destaquem como marca ou fabricante. É igualmente importante que os clientes e consumidores sejam reeducados a compreender a qualidade e a apreciar produtos artesanais feitos à mão, como o calçado de couro.

“Acredito que o consumo de calçado vai diminuir, tornando mais importante do que nunca que as empresas se destaquem como marca ou fabricante”.

Felgueiras Magazine – Estamos a assistir a uma redução nas encomendas de calçado. Haverá uma possibilidade real de as empresas portuguesas de calçado terem de reajustar e reduzir o número de colaboradores?

Lasse Jespersen – Para ser sincero, penso que depende da forma como o negócio estiver estruturado e será diferente para cada empresa. Penso que em geral, a indústria portuguesa está sob pressão da concorrência, mas isso não tem nada a ver com a Covid-19.

É importante que nos perguntemos onde estará a indústria daqui a 5-10 anos e, para alcançarmos resultados, precisamos de utilizar a situação atual para catapultar a nossa indústria para um novo patamar.

Olhando para a minha própria empresa como exemplo, os fatores-chave em que nos concentramos são o serviço ao cliente, a qualidade, a rapidez e a sustentabilidade. Não se trata de uma receita secreta ou especial, mas precisamos de trabalhar nela todos os dias em tudo o que fazemos.

 

Felgueiras Magazine – Os armazéns e lojas de calçado estão cheios. O calçado é particularmente sensível ao elemento tempo e pode sair de moda. Por outro lado, com os armazéns cheios, as encomendas serão reduzidas. O que acontecer à coleção que está atualmente no mercado, bem como à próxima coleção de calçado?

 Lasse Jespersen – Penso que alguns vão tentar fazer vendas rápidas e reduzir os preços em 50, 60 ou 70% para escoar o stock e outros vão tentar vender o calçado na próxima estação.

Não há dúvida de que a SS21 será uma época difícil para todos e é importante que nos concentremos em trabalhar em conjunto como indústria para eliminar este obstáculo.

 

Felgueiras Magazine – Quais são as suas expectativas para o sector do calçado para os próximos meses?

Lasse Jespersen – Estamos a entrar em águas muito turvas, e tudo depende da rapidez com que o mercado recupere a anterior posição. Dependerá também de vermos uma segunda vaga de Covid-19 e de como isso será tratado pelos governos de todo o mundo.

O consenso geral é que o mercado pode recuperar muito rapidamente, e mais rapidamente do que o crash financeiro de 2009, uma vez que o mercado estava em plano positivo antes da Covid-19. O pior que pode acontecer é estarmos fechados numa recessão geral da qual levará anos a recuperar, mas penso que aprendemos muito e que, juntos, podemos prosperar.

PUB Felgueiras Mag Soluções Web Gestão de Redes Sociais 2

Pub

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recomendado Para si

OFERTAS DE EMPREGO

Pub

Pub

Disponível no Google Play

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

felgueiras magazine Logo

pub

O SEU NEGÓCIO MERECE UMA LOJA ONLINE!

Somos uma divisão do Felgueiras Magazine. Marketing Digital é o que fazemos: seja uma loja online, um site, um logo ou gestão de redes sociais.

Confie no Felgueiras Magazine e visite-nos em https://web.felgueirasmagazine.pt

Pub