fbpx

O Jardim volta viçoso

Mário Adão Magalhães

O Café Jardim persiste. É uma marca que se ouve referir um pouco por qualquer lado.

Em tempo o nome da Praça onde está situado mudou. Era Praça 5 de Outubro e passou para Praceta do Foral, mas o Café Jardim ficou e fica sempre a ser o Café Jardim. Nem me refiro tanto ao nome. Digo a instituição. Sim. Porque o Café Jardim é uma instituição. Não só de Felgueiras como pela região.

O Café Jardim é uma instituição – a tal, de onde tenho memórias inefáveis. Não sou só eu. Tenho absoluta certeza.
Eu mesmo ao longo dos anos já ali escrevi muito, muito mas matérias tão díspares como variadas.

A memória mais longínqua que tenho do Café Jardim é de quando ia para a escola primária e registava a matrícula de todos os automóveis na Praça. A memória era fresca e o parque automóvel em Felgueiras era mais reduzido, mas já razoável.

O Café Jardim mais a Pastelaria “A Moderna” há muitos anos extinta (e com que dó…) eram assim os locais de emancipação das senhoras de Felgueiras. Os espaços onde as senhoras começavam a frequentar cafetarias.
Nunca eu imaginaria que um dia ia frequentá-los.

Desde gerações na família, o Café Jardim (oh tantas memórias!) entre muito aclive, vem deixando a sua marca em cada facção na região.


Em boa hora o neto do fundador decide reabilitar o espaço que desejo finalmente estabilize a vida do café. Vem prestar um serviço público a Felgueiras. O espaço Café Jardim não poderia tornar-se num qualquer espaço. Desde logo porque o espaço é excelente. Suportaria ali um nobrecido espaço singular.

Já antes dizia que ali um espaço vocacionado para a gente jovem era excelente. Desde logo porque não tem vizinhos. Tem um espaço de estacionamento e tem passeios enormes a pedir: Tornem-me numa explanada! Tornem-me numa esplanada!

Seria um espaço ainda mais badalado em Felgueiras e praticamente sem concorrência. Fechar à meia noite ou duas da manhã, e não às vinte horas, era imperioso.

O anúncio da continuidade do Café Jardim

Quando pela manhã do primeiro dia deste ano o José Mário Sousa anunciou que ia dar continuidade ao Café Jardim foi uma surpresa enorme e muito agradável. Soube-se que foram várias dezenas de pessoas que se congratularam.

Eu mesmo – que já em tempo havia falado com o José Mário acerca daquele espaço – não pude deixar de dizer que “morde pela calada”. Adiantei que o não dizia por eufemismo: é uma boa, muito boa malha; disse eu. 

Continuei a dizer que era para o José Mário uma boa cartada; para mim; para os clientes habituais, mas sobretudo para Felgueiras e seus habitantes, um privilégio.

Acrescentei que não era emoção da época. Era mesmo uma boa notícia para quem gosta de Felgueiras e sua história e memória. Boa oportunidade – ainda bem que não vai para uma qualquer actividade descaracterizada.


(Não pratico deliberadamente o chamado Acordo Ortográfico).

Pub

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recomendado Para si

OFERTAS DE EMPREGO

Pub

Disponível no Google Play

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

felgueiras magazine Logo

pub

O SEU NEGÓCIO MERECE UMA LOJA ONLINE!

Somos uma divisão do Felgueiras Magazine. Marketing Digital é o que fazemos: seja uma loja online, um site, um logo ou gestão de redes sociais.

Confie no Felgueiras Magazine e visite-nos em https://web.felgueirasmagazine.pt

Pub