Autor: Pedro Fonseca
Mestre em Economia | Diretor do Felgueiras Magazine
diretor@felgueirasmagazine.pt
Decorreu no passado fim de semana mais uma edição do Festival da Francesinha, que passou algo despercebido à maioria dos felgueirenses. À semelhança do ano anterior, o evento foi realizado em cada um dos 9 restaurantes aderentes, e não “na rua”, no centro da cidade, ao ar livre, como em anos anteriores. E se na edição de 2021 do Festival da Francesinha, devido à pandemia, não se podiam realizar eventos desta natureza ao ar livre, este ano nada o justifica.
“Felgueiras é um deserto”, ou “em Felgueiras não se passa nada”, são algumas frases que todos dizemos aqui ou ali. Felgueiras precisa de pessoas nas ruas, de atividades, de movimento no centro urbano, ainda mais agora que foi requalificado e está mas bonito. E as pessoas nas ruas geram negócio, dinamizam o comércio e os serviços. Ora, o lugar de um Festival da Francesinhas é no Centro da Cidade, na Praça da República ou na Praça Dr. Machado de Matos: com os restaurantes, com barraquinhas de doçaria para a sobremesa, e com animação cultural e musical, com artistas da terra de preferência.
O Festival da Francesinha, uma vez mais organizado pela Associação Empresarial de Felgueiras, contou com um apoio de 10 mil euros da Câmara Municipal para promover o evento. Será que valeu a pena gastar tanto dinheiro em promoção? Foi, de facto, uma mais valia para Felgueiras? Se não foi, poderia ter sido…
Por fim, e porque falei em dinamização do centro urbano da cidade de Felgueiras, uma nota para saudar o regresso da Praça das Artes, uma iniciativa que traz pessoas para o centro da cidade de Felgueiras. A Praça das Artes termina no próximo fim de semana, com a segunda edição do Vinho Verde & Street Food. Estive na sua primeira edição, ainda antes da pandemia, e o evento merece uma visita. É uma iniciativa com um grande potencial de crescimento, e que pode atrair pessoas de fora ao nosso concelho. Afinal, não há vinho verde melhor que o de Felgueiras, certo?
E por falar em vinho verde, porque não juntar este néctar tão nosso, às Francesinhas: Festival da Francesinha & Vinho Verde. Afinal, um bom vinho verde harmoniza perfeitamente com uma boa francesinha! Fica a sugestão e o desafio. E claro, que o Festival regresse ao centro da cidade!