No passado dia 10 de junho, o núcleo lixense da Juventude Social Democrata realizou a iniciativa “Lixa: os Rostos de uma Cidade”, com o objetivo de “relembrar o passado e enaltecer as pessoas que foram os grandes obreiros da elevação da vila a cidade”.
A iniciativa contou com a presença de Rui Rio, antigo presidente do Partido Social Democrata e 1º subscritor do Projeto Lei de elevação a cidade, Manuel Moreira, antigo governador civil e membro da comissão da administração do território, equipamento social, poder local à época, Carlos Lúcio Magalhães, como antigo membro da ApromoLixa e, ainda, José Lachado, que foi o ponto de contacto entre a Lixa e os deputados do Partido Social Democrata, para uma conversa inicial sobre como todo o processo aconteceu e os motivos de ter acontecido.
Cerca de 80 pessoas reuniram-se para escutar, reviver e analisar o esforço, as conversas, a vontade e o bairrismo de quem nunca desistiu e da etapa conseguida, num percurso que, desde cedo, se avizinhava difícil e que, nas palavras dos membros da ApromoLixa, ficou a meio do caminho.
A cerimónia contou, ainda, com a entrega de lembranças a cada uma das pessoas envolvidas em todo o processo, sendo certo que “na política e na sociedade civil devemos ter memória e valorizar e agradecer a quem lutou para hoje estarmos onde estamos e sermos quem somos“, lê-se numa nota do Núcleo JSD Lixa, enviada à nossa redação. O encerramento contou com um momento musical ao piano por Bruno Baptista, e o Hino da Lixa, por Marta Vaz e Catarina, todos eles artistas lixenses.
Foi um “momento onde a sinceridade e valorização foram palavras de ordem e onde se sentiu, uma vez mais, que a Lixa será sempre das suas pessoas, do seu bairrismo e amor“, afirma o Núcleo JSD Lixa.