fbpx

Novo movimento contra o lítio no Seixoso vai ser recebido pelo presidente da Câmara

SVCM são as iniciais de Seixoso-Vieiros Contra a Mineração, que se caracteriza pela sua raiz apartidária e a sua natureza intermunicipal. 

Pub.

A Login contribui para que este artigo seja de leitura gratuita para todos. Login: Agência criativa de marketing digital especializada na indústria da moda.

Visite-nos em www.login-alpha.pt

login alpha

SVCM são as iniciais de Seixoso-Vieiros Contra a Mineração. O grupo apresenta-se como um movimento nascido da vontade e união popular, que posiciona a sua luta ao lado da população e pretende atuar de forma incisiva junto das instituições e dos tribunais, fundamentando a sua atuação no direito à Liberdade, ao Ambiente e Qualidade de Vida e no direito de resistência.  

Este movimento aparece na sequência das intenções do Ministério do Ambiente em levar a cabo um concurso público para a prospeção e consequente exploração de minérios em várias zonas do país, particularmente em Seixoso-Vieiros. 

SVCM é constituído por elementos dos seis concelhos que partilham uma área com cerca de 145 km quadrados, na qual o governo pretende avançar com a prospeção e mineração de lítio. Esta vasta área abrange os concelhos de Amarante, Celorico de Basto, Fafe, Felgueiras, Guimarães e Mondim de Basto. É caracterizado pela sua raiz apartidária e a sua natureza intermunicipal. 

“As nossas maiores preocupações são que a voz da população se faça ouvir e que a Constituição da República Portuguesa seja devidamente cumprida. Colocando o peso decisório do lado da população, não aceitamos que, numa ponderação de todos os factos, a economia prevaleça sobre a Vida e a Natureza. Que as necessidades de hoje comprometam irremediavelmente o futuro e a sustentabilidade desta região. Acreditamos que este processo decisório, tomado sem acautelar os interesses dos cidadãos é atentatório da liberdade de autodeterminação e de escolha. Acreditamos que a realização da prospeção terá como consequência a exploração mineira, comprometendo de forma irremediável não apenas o ambiente, mas também a saúde pública e qualidade de vida da população, sacrificando também o seu desenvolvimento económico em sectores que têm verificado um enorme crescimento e são aceites e acarinhados pela população, nomeadamente o turismo e a agricultura”, diz o grupo Seixoso-Vieiros Contra a Mineração, numa nota enviada à nossa redação

“Vamos, de um modo rigoroso e assertivo, junto de todas as instituições: Presidência da República, Governo Central, Câmara Municipais, Juntas de Freguesia, Procuradoria-Geral da República e todas as que forem necessárias, defendendo os interesses das pessoas. Comprometemo-nos com o desígnio de informar a população e organizar a luta na defesa dos seus interesses, usando todas as ferramentas consagradas na lei, nomeadamente na lei fundamental – A constituição da República Portuguesa”, lê-se.

O SVCM informa ainda que amanhã, dia 25 de fevereiro, será recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Felgueiras e pela a vereadora do Ambiente, a quem irão entregar um ofício “como ponto de partida deste movimento, sendo remetido por email para as restantes Câmaras Municipais que serão abrangidas por esta possível prospeção”.

Pub

Facebook
Email
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Recomendado Para si

OFERTAS DE EMPREGO

No Content Available

Pub

Disponível no Google Play

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

felgueiras magazine Logo

pub

pub

O SEU NEGÓCIO MERECE UMA LOJA ONLINE!

Somos uma divisão do Felgueiras Magazine. Marketing Digital é o que fazemos: seja uma loja online, um site, um logo ou gestão de redes sociais.

Confie no Felgueiras Magazine e visite-nos em https://web.felgueirasmagazine.pt

Pub