Mais incêndio eclodiu esta tarde em Felgueiras, mais especificamente numa zona de mato em Moure. O alerta foi dado às 18h45 e, neste momento, estão a combater as chamas sete operacionais, com o apoio de duas viaturas.
Além deste incêndio, o concelho de Felgueiras enfrenta neste momento ainda outro foco em Penacova, onde 20 operacionais e sete viaturas estão empenhados no combate ao fogo. Na Lixa, um outro incêndio está ainda a ser combatido por 18 operacionais, com o suporte de cinco viaturas.
Portugal continental está, desde domingo, dia 15 de setembro, em situação de alerta devido ao risco de incêndio, que se prolonga até às 23h59 de quinta-feira, dia 19 de setembro. Este alerta surge face às previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que classificou o risco de incêndio como Elevado, Muito Elevado e Máximo em grande parte do território.
No âmbito da situação de alerta, estão em vigor medidas preventivas, como a proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, a suspensão de queimadas e a realização de trabalhos agrícolas e florestais com maquinaria, assim como a utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos.