Serafim Carvalho e Sandra Félix lançaram, no início de 2025, a Natureza das Plantas, uma empresa situada em Lagares. Serafim, natural de Felgueiras, dedica-se a tempo inteiro à jardinagem desde os 20 anos, enquanto Sandra, natural de Guimarães, deixou a indústria do calçado para gerir o viveiro do casal há cerca de cinco anos.
Após uma década em Abação, regressaram a Felgueiras para reconstruir o terreno onde Serafim nasceu, aproveitando para fazer a casa da família e não só. “Vivi aqui até aos 16 anos. Depois casei, estive 10 anos em Abação e quando este terreno ficou à venda, comprámos, reconstruímos e começámos a plantar. Em quatro anos, fomos crescendo”, explica o jardineiro. Casados há 13 anos e com dois filhos, o casal decidiu apostar no próprio negócio, juntando a experiência de 25 anos na jardinagem de Serafim à crescente aposta do casal na produção e fornecimento de plantas.
“O interesse pela jardinagem começou em casa, com o meu pai. Desde os 12 anos que aos fins de semana o ajudava”, conta Serafim Carvalho. O empresário, de 37 anos, chegou a passar pelo setor automóvel, mas não conseguiu fugir à arte dos jardins, passando a trabalhar com o pai, com quem acabou por criar a Detalhes Verdes. Agora, após duas décadas, surge a Natureza das Plantas: “Chegou uma altura em que comecei a investir nas plantas e vi necessidade de abrir uma nova empresa”, explicou.
A Natureza das Plantas oferece serviços de construção e manutenção de jardins, instalação de sistemas de rega e outras soluções paisagísticas. Embora o epicentro seja Felgueiras, a empresa já conseguiu “levar os seus trabalhos a mais de 150km de distância”, contando com diversos clientes de referência, tais como a Quinta De Cabanas Douro Contry House, a Real Companhia Velha, McDonald’s, Staples, além de várias Juntas de Freguesia e jardins particulares na região.
Além da jardinagem, a Natureza das Plantas dispõe de um viveiro com 10.000m², onde produz plantas para utilizar nos seus projetos ou fornecer a outras empresas do setor. A gestão deste espaço está a cargo de Sandra Félix: “Eu é que trato das plantas, mudar vasos, fazer a manutenção”, afirma. “O viveiro, o horto, as plantas são dela, e a jardinagem é comigo”, remata Serafim Carvalho.
A aposta na criatividade é um dos fatores distintivos da empresa: “Gosto de inventar. Acho que o que me dá mais gozo é fazer um lago no jardim, por exemplo. Tudo o que se vê na nossa página do Facebook ‘Natureza das Plantas Jardinagem’ fui eu que idealizei e coloquei online para mostrar às pessoas a qualidade do nosso trabalho. Aliás, convido todos os interessados a visitar e seguir”, diz Serafim.
Sobre a melhor altura para criar um jardim, o empresário considera que “pode ser qualquer uma, mas quem estiver a construir uma casa deve consultar um jardineiro antes de finalizar os passeios ou pisos. Há sistemas de rega e iluminação que exigem passagem de tubos e isso deve ser planeado com antecedência”. No entanto, caso não seja possível, “arranja-se sempre solução”.
Quanto ao que faz falta em Felgueiras, Serafim identifica uma necessidade para o setor em que atua: “Falta um centro de trituração de resíduos vegetais. Nós trabalhamos com uma empresa que tritura e leva os nossos restos, mas acho que fazia falta um local específico para isso no concelho.” Além disso, aponta a lentidão no que toca a burocracias: “Estive 2 anos e meio à espera que o projeto da minha casa fosse aprovado”. No entanto, considera que, entretanto, “se está a trabalhar muito bem em Felgueiras”.
O casal pretende continuar a expandir a atividade: “A nossa ideia é sempre crescer. Em quatro anos transformámos este espaço e queremos continuar a evoluir”, afirma Serafim Carvalho. “Será sempre esse o foco. Pelo menos, enquanto somos novos”, conclui.