Autor: Pedro Fonseca
Mestre em Economia | Diretor do Felgueiras Magazine
diretor@felgueirasmagazine.pt
Para além das mais emblemáticas feiras internacionais de calçado, como a MICAM, existem inúmeras feiras de calçado por esse mundo fora: na República Checa, Áustria, Turquia, Espanha, Polónia… ora, o governo e Câmara de Lisboa gastam 20 milhões com a Web Summit, cujo o impacto no exterior foi pouco mais que extremamente modesto. Não há uns “trocos” para uma feira internacional de calçado em Portugal?
Longe vão os tempos da Mostra Portuguesa de Calçado (Mocap). A indústria do calçado em Portugal (e no mundo) evoluiu muito. E, já agora, mesmo em fevereiro, ao nível climatérico, Portugal é um país fantástico para ser visitado, quando comparado com a maioria dos países europeus. Pode-se aliar o Turismo, que no norte de Portugal deu um grande salto nos últimos anos. Há todas as condições para termos uma feira internacional de calçado em Portugal. Nem que seja de âmbito regional: 85% das exportações de calçado portuguesas têm como destino a União Europeia. Seria perfeito! Afinal de contas, Portugal tem o segundo maior preço médio na exportação de calçado. E isso é algo!
Felgueiras exporta, anualmente, 645 milhões de euros em calçado, cerca de um terço do total nacional. O nosso concelho era um excelente local para a realização da Feira Portuguesa de Calçado. Precisamos é de um pavilhão multiusos em Felgueiras. O Mercado Municipal não é solução para a maioria dos eventos. Até lá, que seja numa tenda como no Festival do Pão de Ló… ou duas se for preciso! Já vamos tendo alguma oferta ao nível do alojamento em Felgueiras. Mas temos também quartos em hotéis nos concelhos vizinhos.
Ah… e uma vez que o governo gosta tanto da palavra “summit”, se ajudar à sua realização, que a Feira de Calçado Portuguesa se chame Portugal Footwear Summit!
Está na altura dos nossos empresários se unirem e criar um lobby local para o setor. Entre os felgueirenses as críticas à APICCAPS são mais que muitas.
Uma verdadeira governança territorial pode ser criada em Felgueiras, com ênfase na economia e indústria local, que envolva empresários, políticos e forças vivas do concelho, articulando soluções e novos caminhos para o concelho.