Formada em cuidados veterinários e equitação terapêutica, Joana Mesquita é a cara por trás da Veggie2Go, as Marmitas Vegans e Vegetarianas Take-Away mais famosas de Felgueiras. Já trabalhou pelo Porto, Esposende, Barcelos e Inglaterra, mas foi em Felgueiras que encontrou a oportunidade de criar a sua pequena (grande) empresa. Aos 29 anos, a jovem empreendedora integra ainda o grupo fundador da Associação “Querido aconchego”, a única associação animal legalmente constituída no concelho, assumindo como lema de vida “estar bem com as nossas escolhas, respeitando as pessoas, e os animais”.
Felgueiras Magazine – Afinal o que é o veganismo?
Joana Mesquita – É um estilo de vida que acontece unicamente por compaixão aos animais. Hoje em dia já não é preciso matar para nos alimentarmos. É simplesmente preciso reeducar o paladar, e acima de tudo começar a fazer escolhas mais inteligentes.
Eu sempre tive uma adoração por animais, desde miúda, e eu dizia que gostava de deixar de comer carne. No entanto, eu gostava muito do sabor da carne. Não é por causa do paladar que nós mudamos, é por causa do coração. A maior parte das pessoas, se tivesse de matar para comer, nem comia.
Felgueiras Magazine – O que levou ao nascimento da Veggie2Go?
Joana Mesquita – A empresa surgiu numa situação de covid. Entre os tempos livres, e a insistência de amigos, nasceu a Veggie. Eu cozinhava para eles em jantares que nós fazíamos, disponha-me sempre prontamente. Preferia fazer uma alternativa, e também era da maneira que dava a conhecer às pessoas outro tipo de alimentação. O que é certo é que toda a gente gostava muito. Na verdade, era só para ser um part-time, e de repente “bum”.
Na realidade, 99% dos meus clientes não são nem vegetarianos nem vegans, porque a minha comida não é só vegan e vegetariana, é saudável. Tenho sempre opções glúten, a comida é toda em baixo teor de sal, os doces são todos o mais saudável possível mediante os convencionais, as farinhas são todas integrais ou sem glúten, não utilizo açúcares refinados, apenas adoçantes vegetais, ou o próprio doce da fruta. Acho que as pessoas estão a começar a ficar um pouco mais cuidadas em relação à saúde, e procuram a Veggie2Go também por causa disso.
Felgueiras Magazine – Em poucas palavras, descreva-nos a Veggie.
Joana Mesquita– A essência da Veggie está na facilidade que a pessoa tem de receber a comida em sua casa, ou se preferir, ir buscar e comer em qualquer lado. Não estou só a trabalhar em Felgueiras. No final do ano passado, surgiu o modelo das marmitas congeladas em que a comida, graças ao método de congelação correto, depois de descongelada fica igualmente boa. Estou a trabalhar com o distrito do Porto, Braga e Vila Real. Acima de tudo a Veggie baseia-se em comida saudável, sem sofrimento animal.
Felgueiras Magazine – De onde vem a sua inspiração para as receitas?
Joana Mesquita – Sempre gostei muito de cozinhar desde pequenina. Tanto a minha mãe, como a minha avó, são cozinheiras de “mão cheia”. A minha avó começou a cozinhar muito nova, com apenas 6 anos. Sempre gostei de as ver cozinhar. Passava as tardes com elas, e perguntava-lhes como é que se fazia. Lembro-me que tinha 6 anos, quando fiz o primeiro bolo. A minha mãe chegou a casa, e o bolo estava pronto na forma. Só não o tinha posto no forno, porque ela dizia sempre para eu não mexer no fogão.
A maior parte das pessoas fica muito surpreendidas, porque muitas delas nunca experimentaram comida vegetariana, e quando experimentam ficam admiradas, porque é uma comida muito saborosa, e conseguem perceber que não é preciso ter carne nem peixe, para ser igualmente bom. Eu invento muito, mas também há ideias que tiro de algumas receitas, e experimento.
Felgueiras Magazine – Mito ou realidade: o veganismo é um estilo de vida para pessoas ricas?
Joana Mesquita – É puro mito. Na realidade, quando se vai ao supermercado, onde se gasta mais dinheiro é, acima de tudo, no peixe e na carne. É uma questão de escolhas e de alternativas. As minhas refeições não são caras, até porque utilizamos muitas leguminosas, legumes, e nada disso é caro.
Felgueiras Magazine – Acredita no ditado “somos o que comemos”?
Joana Mesquita – Completamente. Noto muita diferença nestes quase 10 anos em que deixei de comer carne. Eu vou fazer 30 anos, e costumo dizer que vou entrar muito melhor nos 30, do que entrei nos 20. Tenho muita mais energia, o meu organismo funciona melhor, tenho menos retenção, menos inchaço, e menos vontade de comer. Sem dúvida que tenho um estilo de vida muito mais saudável.
Felgueiras Magazine – Qual a mensagem que passaria aos inseguros em iniciar uma dieta vegetariana/vegana?
Joana Mesquita – Experimentem a Veggie2Go. Temos ótimas opções para conseguirem perceber que não é preciso ter brutalidade com os animais, para se viver, e para se alimentar bem. Tentem informar-se através de vídeos, pois apesar da maior parte deles serem “brutos”, são também reais. Só dessa forma vão perceber a realidade em que vivemos.
É preciso ter a coragem de ver, para conseguir mudar. No entanto, tudo o que uma pessoa faça para melhorar, já é ótimo. Umas alternativas de vez em quando já fazem uma grande diferença. Aos animais, a nós, e ao planeta acima de tudo.