fbpx

Movimento Anti Lítio – Seixoso organiza manifestação

Em causa está a decisão tomada pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC), na passada quarta-feira, dia 2 de fevereiro, em viabilizar a pesquisa e prospeção do lítio nesta zona, e em mais cinco, nomeadamente: Massueime e quatro áreas na região de Guarda- Mangualde.

Pub.

A Login contribui para que este artigo seja de leitura gratuita para todos. Login: Agência criativa de marketing digital especializada na indústria da moda.

Visite-nos em www.login-alpha.pt

login alpha

O Movimento Anti Lítio – Seixoso está a organizar uma manifestação contra a prospeção e exploração do lítio no concelho de Felgueiras. O protesto está agendado para sábado, dia 12 de fevereiro, pelas 14h, no centro da Lixa, e o ponto de encontro é no jardim em frente à Igreja. O Movimento apela: “Contamos com Todos. A nossa Terra precisa de Todos. A nossa Comunidade precisa de si”.

Numa carta aberta para o presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, os administradores do grupo comunicam: “tal como será do conhecimento de Vossa Excelência, o nosso Concelho está a ver-se a braços com o gravíssimo problema da prospeção e eventual exploração de lítio. Esta atividade extrativa irá realizar-se a céu aberto, irá gerar um impacto devastador e irreversível no Ambiente, fauna, flora e ecossistemas e na qualidade do ar e da água tal como será explicado adiante. Saberá tão bem como nós os perigos que enfrentamos, mas nem por isso deixamos de os apresentar”, lê-se numa carta aberta dos administradores do grupo Anti Lítio – Seixoso ao presidente da Câmara Municipal de Felgueiras

Entre os efeitos negativos da exploração do lítio, o grupo menciona “a forte e grave intrusão/destruição na paisagem natural, a destruição dos ecossistemas, a libertação de partículas em grandes quantidades sobre a vegetação, e populações vizinhas das zonas de mineração, o impacto sobre os sistemas aquíferos, a alteração da paisagem sonora, e a sobrecarga de veículos pesados sob estradas”.

O Movimento Anti lítio – Seixoso, termina a carta aberta a Nuno Fonseca deixando um convite: “certos de que Vossa Excelência também partilha dos valores que aqui expressamos, convidamo-lo a estar presente na Manifestação que o Movimento Anti lítio Seixoso: Lítio não. Contamos com a sua presença, com o seu apoio a esta causa e aos munícipes, e convidamo-lo a fazer-se acompanhar de quem entender por bem trazer”.

“O Movimento Anti Lítio- Seixoso, visa ser um espaço de troca de informações e partilha entre todos, com o principal objetivo de difundir e de travar o avanço das concessões para a prospeção e extração de minérios (entre outros, o lítio)”, lê-se na descrição do grupo, que em apenas 5 dias, conta atualmente com 5,1 mil membros.

Pub

Facebook
Email
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Recomendado Para si

OFERTAS DE EMPREGO

No Content Available

Pub

Disponível no Google Play

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

felgueiras magazine Logo

pub

pub

O SEU NEGÓCIO MERECE UMA LOJA ONLINE!

Somos uma divisão do Felgueiras Magazine. Marketing Digital é o que fazemos: seja uma loja online, um site, um logo ou gestão de redes sociais.

Confie no Felgueiras Magazine e visite-nos em https://web.felgueirasmagazine.pt

Pub