O Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, em Felgueiras, abre as suas portas hoje, dia 17 de novembro, às 21h30, para acolher um dos eventos mais esperados da III edição do Festival Internacional de Órgão e Música Sacra (FIOMS). Este espetáculo, com a participação de Victor Baena, da Espanha, e Lisette Carlebur, dos Países Baixos, promete uma noite de exaltação musical no maior monumento da Rota do Românico.
Iniciado em outubro, o FIOMS já encantou audiências com 37 concertos gratuitos, reunindo mais de cinco mil espectadores. “Desde a noite de abertura, a 19 de outubro, onde a magia dos órgãos e a emotividade da música sacra encheram os espaços sagrados e culturais, o FIOMS cativou mais de cinco mil ouvintes ao longo de todo o festival. Esta extraordinária resposta do público solidifica o lugar do festival como uma referência cultural na Área Metropolitana e Diocese do Porto”, refere Filipe Veríssimo, diretor artístico do FIOMS.
O festival, que se estenderá até 19 de novembro, celebra a música sacra com uma diversidade de 50 concertos, envolvendo 200 artistas nacionais e internacionais. A iniciativa, organizada pela Direção Regional da Cultura do Norte, ocorre em 10 municípios da Área Metropolitana e Diocese do Porto, destacando a região como um núcleo vibrante de cultura musical.
A entrada para o concerto no Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro é gratuita.