No próximo sábado, 5 de outubro, o coro alto do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, em Felgueiras, acolhe dois eventos integrados na terceira edição do Festival de Música Antiga de Amarante.
Às 18 horas, Sónia Duarte, professora na Universidade Nova de Lisboa, realiza a palestra “Séculos de Histórias: O Barroco em diálogo com os cinco sentidos”.
Uma hora depois, Ricardo Toste, organista da Sé de Aveiro, protagoniza um concerto de órgão de tubos.
A entrada é livre, sujeita à lotação do espaço.
O Festival de Música Antiga de Amarante, que se prolonga até 19 de outubro, é organizado pelo Centro Cultural de Amarante Maria Amélia Laranjeira, com a parceria da Câmara Municipal de Amarante, do Museu Amadeo de Souza-Cardoso, da Casa da Granja e da Santa Casa da Misericórdia de Amarante, e o apoio da DGARTES (Ministério da Cultura), Antena 2, Património Cultural, I.P., Câmara Municipal de Felgueiras e Rota do Românico.
A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne 58 monumentos e três centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.
As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.