O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, foi palco da cerimónia de entrega de prémios do concurso «Os Melhores Verdes 2022», que destacou 157 vinhos da Região dos Vinhos Verdes com Medalha de Ouro em 11 categorias distintas, destacando Encostas de Melgaço Alvarinho 2020 com a Grande Medalha de Ouro.
Destaque também para a atribuição do “Ouro”, no Prémio «A Melhor Vinha», para o Monverde Wine Experience Hotel | Quinta da Lixa. O Prémio «A Melhor Vinha» é uma uma distinção integrada no concurso com o objetivo de apoiar e promover a viticultura de excelência, premiando a sustentabilidade ambiental, social e económica das explorações.
“Um total de 157 vinhos da Região foram premiados no concurso anual promovido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) que, em ano de retoma dos eventos presenciais, escolheu Viana do Castelo pelo seu papel fundacional na história do Vinho Verde já no século XVI, contando com a presença de Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura e Alimentação”, lê-se numa nota de imprensa enviada à nossa redação.
Segundo a CVRR, este ano voltou a registar-se uma “crescente aposta no potencial de guarda dos vinhos da Região, com um aumento de 9% nas inscrições em relação aos anos anteriores na categoria Colheita igual ou inferior a 2019, assim como o ressurgimento da categoria Vinho Verde Avesso, pelo aumento do número de amostras a concurso”.