No âmbito da Expo 2020 no Dubai, que abre as portas amanhã, dia 1 de outubro, a ANIVEC – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção lançou o desafio à AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal para desenvolver e produzir o fardamento das equipas do Pavilhão de Portugal.
Sob a coordenação do CENIT – Centro de Inteligência Têxtil e da ANIVEC, com a colaboração da APICCAPS e com a chancela do projeto MODAPORTUGAL, onze empresas do setor do calçado, vestuário e acessórios colaboraram na produção das fardas. Entre essas empresas, destacam-se duas de Felgueiras: a Triple Marfel e a Carité.
«Este projeto é o resultado da mobilização de várias empresas de três setores (têxtil, calçado e vestuário) que, de forma exemplar, reafirmaram a sua excelência criativa e industrial, em linha com a sua experiência em disponibilizar soluções para desafios de complexidade e escala num curto período de tempo», explica César Araújo, presidente da ANIVEC.
«A Europa é o principal centro da Indústria da Moda no mundo, uma tradição enraizada na história, no território, na cultura e no estilo de vida europeu, e a Indústria Têxtil e do Vestuário portuguesa é um elemento fundamental desta Indústria da Moda europeia», sublinha César Araújo, lembrando que as empresas portuguesas gerem cadeias de fornecimento de elevada exigência e respondem aos mais exigentes desafios colocados pelas dinâmicas e tendências internacionais de consumo.
«Com estratégia e com os necessários investimentos, a fileira da moda portuguesa pode assumir a liderança no desenvolvimento de um modelo industrial de vanguarda que permita a transição para “Fábrica do futuro – NextGeneration”», conclui.