fbpx

Pub

o seu negócio merece uma loja online (2)

Ministra Elvira Fortunato visita as novas instalações da ESTG em Felgueiras

Comitiva liderada pela ministra da Ciência e Tecnologia testemunha evolução da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras.
Comitiva liderada pela Ministra da Ciência e Tecnologia testemunha evolução da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, acompanhada por Pedro Nuno Teixeira, secretário de estado, visitou n a manhã de 15 de janeiro as novas e futuras instalações da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) em Felgueiras. O presidente da ESTG, Luís Lima, desempenhou o papel de anfitrião e guia nesta jornada.

O edifício tem o 1º piso praticamente concluído, estando o 2º piso em trabalhos de construção. Neste edifício ficará instalado o Porto Innovation Center (PORTIC) de Felgueiras e os Experimental Labs. Estima-se que em junho o espaço esteja concluído e pronto a ser utilizado na sua plenitude.

A visita, inicialmente programada para dezembro passado no âmbito da iniciativa Governo Mais +Próximo, foi adiada devido a condições meteorológicas adversas. Curiosamente, a visita reagendada ocorreu sob condições climáticas semelhantes, coincidindo com a dissolução oficial do parlamento.

A visita iniciou-se com uma breve apresentação, por parte do arquiteto responsável pelo projeto, com particular relevo para o novo PORTIC e para os Experimental Labs. Tiveram intervenção o presidente da ESTG, Luís Lima, o presidente do Politécnico do Porto, Paulo Pereira, Joel Costa, vereador da Câmara Municipal de Felgueiras, Rodrigo Patrício, arquiteto responsável pelo projeto e Elvira Fortunato, ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A ministra afirmou que foi justa a atribuição de financiamento ao Politécnico do Porto, através do novo modelo de financiamento aplicado, uma vez que o crescimento foi visível em comparação com as demais instituições. Elvira Fortunato mostrou-se ainda entusiasmada por ver e conhecer o espaço onde decorrem os trabalhos de construção, felicitando o P.PORTO e a ESTG pela “audácia, e aposta nestes projetos financiados”, bem como no trabalho em equipa com os diversos agentes envolvidos.

Seguiu-se a visita à obra. Em cortejo encabeçado por Luís Lima e Elvira Fortunato seguiram o presidente do Politécnico do Porto, o secretário de estado, Joel Costa e Ana Medeiros, vereadores da Câmara Municipal de Felgueiras, o administrador do P.PORTO, Paulo Ferrás, Celda Morgado, pró-presidente do P.PORTO, membros dos órgãos de gestão das Escolas do P.PORTO, docentes e não docentes, diversos representantes da empresa NVE Engenharias SA e vários estudantes da Escola.

No piso 1 do edifício estarão os Experimental Labs, um espaço de enorme interação entre o saber e o saber fazer tecnológico, criando ambiente assente na experimentação, num contexto quase real de problemas, soluções, interações e multiplicações de dúvidas, mas também de desenvolvimento. Este espaço terá três laboratórios específicos: Lean Factory 4.0: Cybersecurity and Forensic Investigation Lab; e Mixed Reality Lab. Estas três grandes áreas, cada vez mais necessárias nas empresas e nas organizações, que vão desde o aperfeiçoamento na entrega de valor através da melhoria contínua, a cibersegurança ou a realidade virtual/aumentada, concretizará um passo e apoio muito relevante na aprendizagem, mas também para o nosso tecido empresarial. Estes espaços têm um financiamento PRR, através do programa Impulso, superior a 730 mil euros.

O orçamento total para a construção do novo edifício da ESTG ascende aos 4 milhões de euros, o maior investimento de sempre do ensino superior público no Tâmega e Sousa, sendo que 1.5 milhões provêm do financiamento comunitário do PRR ou NORTE2020, mas investindo o Politécnico do Porto 2.5 milhões de euros – esta é a marca do compromisso do Politécnico do Porto em contribuir para o futuro da região e dos seus cidadãos.

Facebook
Email
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Recomendado Para si

OFERTAS DE EMPREGO

No Content Available

Pub

Breves de Felgueiras

Disponível no Google Play

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

felgueiras magazine Logo

Pub

Sabia que o Felgueiras Magazine tem um departamento de Marketing Digital?

– Criamos o seu site ou Loja Online com Design Inovador
– Gestão de Redes Sociais para Ampliar Seu Alcance
– SEO para Posicionar Sua Marca no Google
– Design Gráfico Criativo que Capta Atenção
– Vídeo e Fotografia para Histórias Memoráveis

Pub

Sabia que o Felgueiras Magazine tem um departamento de Marketing Digital?

– Criamos o seu site ou Loja Online com Design Inovador
– Gestão de Redes Sociais para Ampliar Seu Alcance
– SEO para Posicionar Sua Marca no Google
– Design Gráfico Criativo que Capta Atenção
– Vídeo e Fotografia para Histórias Memoráveis