O Felgueiras Magazine esteve em Itália, na MICAM, prestigiada feira internacional de calçado, e visitou o stand da Take a Walk, uma empresa de calçado oriunda de São Torcato, Guimarães, que se distingue pelo calçado irreverente.
Salomé Almeida, CEO da Take a Walk na MICAM, ao conversar com o Felgueiras Magazine, destacou a diferenciação da marca por utilizar cores vibrantes mesmo em coleções de inverno, quebrando com as tradicionais peles escuras. “Temos um produto diferenciado, arrojado”, considera a responsável, salientando que é um calçado “para um público muito particular. Têm que ser quase vítimas da moda“.
Apesar disso, Salomé Almeida acrescenta que a empresa não pode dedicar-se apenas à moda, tem de ter também os seus modelos “mais clássicos”. No entanto, uma bota que à primeira vista pareça “convencional”, destaca-se por detalhes na “pelaria e conceção” únicos, “pensados para oferecer um visual diferenciado”.
A conversa tomou um tom mais sério ao abordar os desafios recentes enfrentados pela indústria do calçado portuguesa. “O ano passado foi relativamente difícil, e este ano, acho que ainda vamos passar por maus bocados” partilhou Salomé Almeida. No entanto, considera que o setor tem de se manter “otimista”, sendo essa a razão pela qual as empresas continuam a fazer “novas coleções” e a estar “presentes nestes certames”.
A participação em feiras como a MICAM, apesar dos altos custos e do retorno financeiro incerto, é vista pela Take a Walk como uma oportunidade de “não parar de desenvolver e dizer aos nossos clientes ou potenciais clientes que estamos aptos e que continuamos a desenvolver coleções próprias”.