O Felgueiras Magazine esteve na MICAM, prestigiada feira internacional de calçado, e visitou o stand da Joséli, que apresenta a nova coleção da sua marca God’s Move.
José Carlos Teixeira, CEO da Joséli, conta que a empresa aposta sempre numa linha “exclusiva”, com identidade e marca própria, trabalhando maioritariamente em “linhas desportivas”, embora façam um “pouco de tudo”.
Os clientes procuram cada vez mais a sustentabilidade, mas ainda há hesitação quanto a adotá-la plenamente. José Carlos salienta que, apesar da crescente consciencialização ambiental, o cliente foca-se “num produto moda, num artigo que seja bom, competitivo”.
O responsável da Joséli salienta que a empresa se destaca por fazer um “produto mais elaborado”, trabalhando com “linhas bastante trabalhosas, com muito design e muitas peças”. Considera que os clientes procuram Portugal para “fazer algo diferente dos outros”, pois “as coisas simples qualquer mercado faz”.
José Carlos considera ainda que a pele está a voltar, embora com um foco renovado na sustentabilidade, destacando a importância da origem e das condições de produção na decisão de compra dos clientes, exemplificando que “os escandinavos”, especialmente, “gostam muito” de ver as práticas da empresa no processo de fabricação do calçado.
Quanto a previsões para o futuro, José Carlos Teixeira considera que a indústria ainda vai passar “dois meses difíceis”, referindo-se a março e abril, mas que comparando com a “quebra do ano passado, tudo o que vier agora vai ser muito bom”. José Carlos termina com uma nota positiva, manifestando esperança em que “o setor do calçado melhore”.
Pode ver a entrevista completa abaixo: