MICAM Milano, a exposição internacional de calçado que decorre de 18 a 21 de fevereiro na Fiera Milano (Rho), prepara-se para receber compradores de 150 países. Com 923 marcas, das quais 464 são italianas e 459 estrangeiras – principalmente de Espanha, Turquia, Brasil, Alemanha e Portugal. De Felgueiras, estão presentes 9 marcas (clique aqui para conhecer as empresas de Portugal que estarão presentes na Micam).
Segundo a presidente do MICAM e da Assocalzaturifici, Giovanna Ceolini: “A qualidade e o sucesso de uma feira comercial podem ser medidos por dois critérios: sua vocação para gerar inovação e sua capacidade de atrair profissionais de todo o mundo. Além dessas duas variáveis, o MICAM oferece também um foco na sustentabilidade e uma grande oportunidade de atualização profissional. O evento de fevereiro não é apenas uma espécie de check-up anual para o setor de calçado, mas uma oportunidade imperdível de antever as tendências num setor que vale mais de 14 bilhões de euros, com mais de 72.000 funcionários”. Adolfo Urso, Ministro da Empresa e Made in Italy, irá inaugurar o MICAM às 10h30 de domingo, 18 de fevereiro.
MICAM X: Competência Excecional a Impulsionar a Inovação
A área MICAM X, o hub de inovação do MICAM Milano, organizado pela SPIN360, uma empresa de consultoria especializada no desenvolvimento de novos modelos de negócios sustentáveis e soluções tecnológicas e organizacionais inovadoras, estará de volta este ano. O espaço concentrar-se-á novamente em quatro áreas temáticas principais: Arte, moda, património e futuro; Tendências e materiais; Sustentabilidade; e O futuro do retalho, explorados por especialistas na matéria. As entrevistas com oradores internacionais proeminentes serão de particular interesse no evento deste ano. Entre os entrevistados incluem-se Giuseppe Stigliano, CEO Global da Spring Studios, um empreendedor e professor em várias universidades e escolas de negócios, líder de uma equipa de mais de 200 talentos com especialização em estratégia empresarial, criatividade, tecnologia e dados; Doug Stephens, Fundador do The Retail Prophet, uma das principais consultorias de retalho do mundo, cujo trabalho de pesquisa influencia muitos dos retalhistas, agências e marcas mais conhecidos do mundo; Matthew Drinkwater, Diretor da Fashion Innovation Agency, um especialista de renome mundial em tecnologias emergentes e a sua aplicação nas indústrias criativas.
Outra característica que regressa nesta edição são as previsões de tendências para a primavera/verão de 2025 compiladas pela WGSN, que serão apresentadas no decorrer de vários eventos no MICAM X. Mais uma vez, o foco estará no Guia de Tendências da Livetrend para Compradores para a temporada de outono/inverno 24-25. O guia, desenvolvido com a ajuda de Inteligência Artificial, prevê os estilos, tendências e materiais do próximo inverno através da análise de fluxos de dados, oferecendo uma visão inovadora do futuro através de uma combinação vencedora de criatividade humana e digital. A seleção especial de fevereiro intitulada “Férias” será dedicada ao mundo da temporada de férias de inverno: um momento chave para vendas que está cada vez mais visível no mercado. O último dia focar-se-á na educação e na geração mais jovem, com o objetivo de estabelecer uma ligação cada vez mais forte entre o mundo da educação e as profissões na indústria do calçado, desde designers criativos a especialistas na fabricação de sapatos de vários tipos.
Futuro do retalho: a loja do futuro já chegou
O espaço Futuro do Retalho, focado em ideias inovadoras que irão moldar o futuro do retalho, acolherá várias empresas que propõem soluções avançadas de interesse para o setor calçadista, com ênfase na tecnologia 3D. Elmec 3D, uma unidade de negócios da Elmec Informatica dedicada à Fabricação Aditiva, é revendedora de soluções completas para impressão 3D industrial, incluindo impressoras, software de design, redesign e formação, além de oferecer serviços de impressão 3D. Profoto, líder mundial em produtos de modelagem de luz, introduz tecnologia para soluções integradas na criação de conteúdo fotográfico e de vídeo para e-commerce, garantindo um fluxo de trabalho eficiente e contínuo. Safesize e FIBBL regressam após o sucesso do ano passado, com Safesize oferecendo uma solução inovadora de escaneamento 3D omnicanal de pés e FIBBL apresentando a maior plataforma de distribuição de modelos de calçado 3D, auxiliando marcas e retalhistas a transformarem seus sites de e-commerce com soluções 3D e realidade aumentada (AR).