O Felgueiras Magazine esteve em Itália, na MICAM, prestigiada feira internacional de calçado, e visitou o stand da Ambitious, uma marca de calçado oriunda de Guimarães presente em mais de 50 mercados e 800 pontos de venda.
Pedro Lopes, Brand Manager da Ambitious, considera que a nova coleção, apresentada na MICAM, é uma resposta às necessidades do homem moderno. O sapato, “para além do conforto e da preocupação com os materiais, tem também a preocupação de ser uma peça que dê para várias ocasiões, portanto é quase sapato híbrido”. A coleção é “vasta”, dado que no inverno apostam também em botas, além dos “desportivos e sneakers” que são a “área mais forte” da Ambitious.
A estratégia de expansão da marca foca-se num crescimento gradual e sustentado. Pedro Lopes refere que o “foco continua a ser a Europa”. Nos próximos três anos planeiam “crescer na América do Norte e na Escandinávia”, visto que consideram que são mercados onde ainda têm pouca presença.
No que toca ao futuro, apesar das dificuldades enfrentadas pelo setor do calçado em 2023, o responsável da Ambitious mantém-se otimista. A empresa continua “próxima das equipas de vendas”, tentando que estas continuem motivadas. Ademais, a Ambitious conseguiu abrir “mercados novos no ano de 2023” cujos resultados se “vão refletir em 2024”. A perspetiva de Pedro é que “cada venda ou cada encomenda tem de ser uma vitória, porque o mais importante é não sair do ponto de venda”, acrescentando que espera que a Ambitious, que já “representa 40% da Celita”, possa ainda aumentar este ano.
Pode ver a reportagem completa abaixo: