A Feira Internacional do Calçado, MICAM Milano, regressará à Fiera Milano, em Milão, de 19 a 22 de fevereiro de 2023 para a sua 95ª edição. À luz dos “sinais encorajadores de uma retoma do mercado”, os organizadores decidiram restabelecer o formato de quatro dias da feira, a fim de oferecer aos expositores e aos compradores mais oportunidades de estabelecer redes e fazer negócios.
Um total de 988 marcas estarão a expor os seus produtos na feira. A comitiva portuguesa nesta edição da MICAM conta com a participação de 32 marcas. Dessas, 8 marcas são de Felgueiras e representam 7 empresas:
- FELMINI
- GOD’S MOVE (Joseli)
- J. REINALDO (Carité)
- KURU
- LAST STUDIO
- PRATIK / IMAGINI (Jefar)
- TENTOES (Carité)
- WALKYS (Fábrica Calçado Shoe-Me)
As restantes marcas portuguesas que estarão presentes na MICAM são: Aerobics / Bella B.; Ambitious; Asportuguesas; Atrai; Centenario; Cort Gin SA; Cruz de Pedra; Dakar; E S C; Flex & Go; Fly London; Ibershoes / Creator; Manuel Costa; Men’s Devotion; Overstate; Portania; Profession: Bottier; Softinos; Storm; Suave; Take a Walk; Tatuaggi; True Shoes; Valuni.
A MICAM irá oferecer uma variedade de novos eventos, cobrindo todos os aspetos do mundo do calçado: desde as novas tendências à sustentabilidade e inovações no retalho até ao envolvimento do cliente.
Segundo a presidente da Assocalzaturifici e da MICAM, Giovanna Ceolini: “A MICAM é um evento muito aguardado pelos atores internacionais do setor do calçado que a vêm como uma excelente oportunidade de negócio. Sempre representou não só o teste decisivo para o mercado, mas também uma oportunidade privilegiada para dar uma vista às tendências do futuro. Num momento crucial para sustentar a recuperação económica do sector e trazer a produtividade de volta aos níveis pré-pandémicos, esta feira comercial representa uma oportunidade extraordinária. A próxima edição tem um forte enfoque na inovação no retalho e nos últimos desenvolvimentos em sustentabilidade. A atualização tecnológica e a digitalização são fatores chave na nossa indústria que podem ajudar a tornar as empresas de calçado mais atrativas para as novas gerações”.
MICAMX: o polo de inovação do sector tem um novo visual
A área MICAMX estará de volta ao Pavilhão 1 com um layout completamente novo, concebido para oferecer aos visitantes uma oportunidade única de se debruçarem sobre questões de importância fundamental para a indústria, graças a convidados ilustres, melhores práticas e oradores internacionais importantes, abrangendo quatro temas principais: tendências & materiais, sustentabilidade, património e futuro da moda artística e o futuro do retalho.
O curador do painel será Federico Brugnoli, CEO & Founder di SPIN 360. Dentro do espaço MICAMX, a área de Tendências & Materiais, criada em colaboração com Lineapelle, assumirá a forma de uma exposição de materiais e componentes apresentados no outono/inverno 23-24. A área foi concebida em conjunto com uma nova ferramenta para compradores: as Tendências Guia do Comprador alimentado por Livetrend, um guia de tendências e de comportamentos obrigatórios para a próxima época outono/inverno que ajuda os compradores a identificar os best-sellers da época e a otimizar as suas compras.
Futuro do retalho: a maior novidade da próxima edição
Um espaço para ideias inovadoras que revolucionará os pontos de venda. A nova área será dedicada ao futuro do retalho e acolherá empresas que produzem tecnologias de vanguarda para o mundo do retalho de calçado, mantendo-se ao mesmo tempo orientadas para as pessoas. Segundo a MICAM X, o retalho do futuro é híbrido: as pessoas continuarão a desempenhar um papel fundamental e serão cada vez mais ajudadas pela tecnologia. O perfil do cliente, a realidade aumentada e as experiências de compras ao vivo com influenciadores virtuais são simultaneamente propícias e cada vez mais indispensáveis. FUTURECLO irá apresentar o espelho mágico, uma tecnologia que permite aos clientes experimentar roupas e sapatos virtualmente em tempo real. O DTECH LAB, BAMBUSER e um influenciador virtual Offbeat tornarão possível simular uma experiência de compras ao vivo, com uma câmara revelando produtos criados pelos Designers Emergentes, que podem ser comentados ao vivo na plataforma Bambuser. A FOOTWEAROLOGY irá oferecer uma experiência imersiva alimentada por IA, revelando visuais da sapataria do futuro. THE FOOTWEARIST apresentará um exemplo de fabrico a pedido graças a duas impressoras 3D para a parte criativa/design, oferecendo aos visitantes a possibilidade de ver e tocar nos estilos acabados. Finalmente, a ZAKEKE fornecerá um Configurador 3D, melhorando a experiência do cliente com modelos virtuais 3D prontos para serem personalizados.
Sustentabilidade: VCS cria mais espaço para a sustentabilidade
A questão da sustentabilidade, tal como abordada pelo MICAM X, atingirá a sua apoteose numa nova área dedicada aos passos VCS Verified & Certified, a primeira marca de certificação para a indústria do calçado, atribuída a empresas que iniciaram um processo de avaliação, medição e, acima de tudo, melhoria do seu desempenho de sustentabilidade empresarial, em linha com as normas internacionalmente reconhecidas.
Arte, Moda, Património e Futuro: iniciativas para designers emergentes e startups
Como sempre, a MICAM dá espaço aos jovens e investe em iniciativas destinadas a promover o seu talento. Situada dentro do MICAM X em Pav. 1 é uma área dedicada aos Designers Emergentes, apresentando o trabalho de 12 designers criativos de todo o mundo. As suas criações vão desde a redescoberta de tradições antigas até à investigação mais extravagante sobre formas e materiais, com estilo original, atento aos valores da sustentabilidade e repleto de influências de culturas de todo o mundo.